MANAUS – Oieee, seja bem vindo ao Etiquettar! A coluna sobre etiqueta e comportamento do AMAZONAS ATUAL. Me chamo Ynglety Barros e hoje vamos conversar sobre o tema: Imagem pessoal importa?
Vivemos em um mundo totalmente ligado a imagem e as redes sociais são extrema prova disso! Quantos perfis no Facebook ou no Instagram são seguidos apenas pela beleza dos seus produtores ou das suas fotos maravilhosas, não é mesmo?
Mas e na vida real, será que a imagem pessoal realmente importa? Quantas e quantas vezes precisamos ir a um evento e não sabemos o que vestir ou como nos comportar corretamente, ou ainda, ir uma reunião de trabalho e apesar de ter o conteúdo na ponta da língua, se sentir insegura e não saber exatamente o porquê. Essas e muitas outras situações traduzem o nosso dia a dia, e por isso que resolvi escrever sobre o assunto.
Imagem pessoal: Isso importa?
Sim, Importa e muito! Como já iniciamos em nosso bate papo, existem inúmeros motivos que poderíamos listar para comprovar que a imagem pessoal é importante, mas vamos trabalhar aqui apenas as questões relacionadas a melhoria da Auto confiança.
Vamos começar nossos estudos, trabalhando os conceitos:
Imagem: Vem do latim: imago e significa a representação visual de uma pessoa ou de um objeto.
Imagem Pessoal: Existem muitos conceitos nesse mundão a fora, mais aqui, entenderemos que imagem pessoal é composta por comportamentos, hábitos, posturas, ética, conhecimentos, habilidades e competência.
Confiança: Para este termo o dicionário nos traz os seguintes significados: crença na probidade moral, na sinceridade, lealdade, competência, discrição etc. de outrem; crédito, fé.
Autoconfiança: A capacidade que adquirimos de que somos capazes de fazer ou realizar algo.
Você já deve ter ouvido falar de um estudo americano que diz que nossa primeira impressão é formada nos três primeiros segundos, conforme abaixo:
• A Visão (conjunto da imagem) do primeiro impacto com 25%;
• O Tom da Voz com 18%;
• A Adequação das palavras utilizadas com 14%;
• A Linguagem Corporal com 10%.
(*Management Institute of Tecnology – EUA – Revista Venda Mais – Dez 2001)
Se você ainda não tinha ouvido falar disso, deve ter se assustado agora, mas é isso mesmo. Antes mesmo de conseguir abrir nossa boca para cumprimentar a pessoa a nossa frente, ela já tem uma primeira impressão. Viu por que é tão importante a questão da imagem?
E como causar essa boa primeira impressão? A partir de agora vou compartilhar 3 dicas que se as praticar, colocará sua autoconfiança em outro patamar. Vamos lá?
Dica 1 – Cuidado com seu Dress Code
Todo lugar tem um código de vestimenta. Você deve concordar comigo que não é coerente se vestir da mesma forma para ir à igreja e a praia, não é mesmo? Então, se você ficar atento a esse código, provavelmente, já deverá eliminar muitas gafes.
Existe uma máxima popular que diz “roupas se compra, estilo se tem”. Todos nós temos um estilo de nos vestir, e isso fala sobre nós! Associar nosso estilo ao Dress Code do ambiente, só potencializa nossa presença no local. Vai a uma reunião? Olhe em seu guarda roupa, verifique seus looks que trazem seriedade, discrição e profissionalismo. Tem dúvida? Olha algumas imagens na internet e se inspire.
Fique de olho também no mercado, existem profissionais especializados nesse assunto e que podem te ajudar a montar um guarda roupa enxuto e com seu estilo.
Dica 2 – Comportamento e Postura
De nada adianta, estar altamente produzida e seu comportamento não ser adequado. Serás apenas um cabide! Então para fazer a diferença também nesse item, estude sobre etiqueta (em nossas vídeo aulas vamos aprofundar muito mais esse item) e suas aplicações no dia a dia, mais para te ajudar já, segue abaixo uma lista bem interessante:
- Um aperto de mão deve ser firme e ao cumprimentar a pessoa, a olhe nos olhos;
- Jamais grite;
- Evite tocar nas pessoas;
- Tenha empatia para com as pessoas;
- Agradeça sempre;
- Todas as suas atitudes devem ser pautadas na ética.
Dica 3 – Repertório Cultural
Certa vez, muito antes de conhecer meu marido, me encantei por um jovem rapaz. Tinha uma bela aparência e um ótimo porte físico. Com o passar do tempo, não conseguíamos conversar mais que 5 minutos, ele só sabia falar de carros e política. Não importava o assunto que eu puxava, sempre acabava em carro ou política. Enfim, o final você já imaginar saber qual foi, mas dei esse exemplo, porque isso é muito mais comum do que imaginamos.
Quem não sente prazer na presença de alguém que sabe um pouco de tudo, ou que é especialista em um assunto? Uma pessoa que tem um bom português, que é educado, sabe das notícias e tem seu posicionamento a respeito do assunto, mas sabe ouvir posições contrárias e até quem sabe, reavaliar sua opinião.
Assim devemos ser! Mais Ynglety, como faço para ser assim? Bom, acredito que você já deu um grande passo ao adquirir este curso. Parabéns! Outras atitudes que auxiliam nesse item é leituras, filmes, músicas, viajar também é uma grande oportunidade de agregar conteúdo, além os estudos e as vivências. O importante é ter em mente que aprender é sempre um bom caminho.
De posse de todas essas dicas, com certeza você terá muito sucesso quando pedir feedback sobre a primeira impressão que transmitistes.
No entanto, a vida não é feita somente de momentos únicos, então, essa imagem precisa ser mantida e ao longo do tempo só melhorar.
Existem uma frase Abraham Lincoln que diz, “Você pode enganar uma pessoa por muito tempo; algumas por algum tempo; mas não consegue enganar todas por todo o tempo”.
As pessoas nos leem o tempo todo, seja por nossos gestos, vestimentas ou palavras e devemos nos acostumar com isso. Então, minha sugestão é que devamos ser mais transparentes possíveis, construir uma imagem, baseada em algo solido e verdadeiro, porque algumas muitas vezes, nós vamos ‘escorregar’ e tudo bem, se você souber que foi apenas um equívoco e não um retrocesso.
Tem um outro estudo que diz, que se levam cerca de dois anos, para que a imagem que foi adquirida na primeira impressão, se consolide. Olha só que grande desafio! Não existe outro caminho para a construção dessa imagem pessoal que seja diferente da pautada na verdade.
A imagem pessoal, abre portas, nos deixa preparada para as oportunidades e através da auto confiança, nos faz planejar um futuro cheio de conquistas e independência.