MANAUS – Uma matéria da CNN nos diz que atualmente, as mulheres representam cerca de 34% dos empreendedores no Brasil. Isso equivale a aproximadamente 10,3 milhões de mulheres que possuem seus próprios negócios no país. Esse número tem crescido nos últimos anos, mostrando a força e a resiliência das mulheres no mundo dos negócios.
Oieee, seja bem-vindo ao Etiquettar a nossa coluna sobre Etiqueta e Comportamento no Amazonas Atual. Me chamo Ynglety Barros, sou Especialista em Etiqueta e Comportamento Profissional e hoje vamos falar sobre Etiqueta para empreendedoras.
Iniciamos o vídeo falando sobre a crescente no empreendedorismo feminino no Brasil e nós devemos concordar que o desafio é maior para nós! Além da busca pelo resultado, muitas vezes precisamos superar outros obstáculos para poder garantirmos respeito e autoridade nos negócios e acredite a Etiqueta pode ser uma grande ferramenta.
A etiqueta no empreendedorismo é essencial para construir uma imagem profissional positiva e estabelecer boas relações com clientes, parceiros e colaboradores. Aqui estão algumas dicas importantes para empreendedoras:
- Apresentação Pessoal: Mantenha uma aparência profissional e adequada ao seu ambiente de trabalho. Isso inclui vestir-se de forma apropriada e cuidar da higiene pessoal. Cabelos arrumados, uma boa maquiagem e roupas alinhadas transmitem uma ótima primeira impressão.
- Pontualidade: Respeite os horários de reuniões e compromissos. Chegar no horário demonstra respeito pelo tempo dos outros e profissionalismo. Temos outros vídeos que falamos sobre pontualidade, mas ressalto aqui uma reflexão: Quando você faz alguém te esperar, você está afirmando que seu tempo é muito mais importante que o dele. Será mesmo que é essa mensagem que queres transmitir?
- Comunicação Eficaz: Seja clara e objetiva na comunicação. Escute ativamente e mostre interesse genuíno nas conversas. Evite interrupções e mantenha o foco durante as interações. Uma das características negativas que citam sobre mulheres, é que falamos sem parar e temos dificuldade para ouvir. Apesar de discordar dessa afirmação, isso é Reputação. Ou seja, uma imagem construída do feminino que podemos juntas desfazer, aplicando a escuta ativa. Ouvindo sem interromper, olhando nos olhos e fazendo a leitura de todo o cenário e não apenas do que é dito.
- Respeito e Empatia: Trate todos com respeito e empatia, independentemente da posição ou função. Isso ajuda a criar um ambiente de trabalho positivo e colaborativo. E no mundo do empreendedorismo surgem várias collabs. Você não sabe de onde pode vir a oportunidade de fazer seu negócio crescer.
- Feedback Construtivo: Quando precisar dar feedback, seja construtiva e focada em soluções. Evite críticas pessoais e ofereça sugestões práticas para melhorias. O ser humano de modo geral acaba focando mais nos erros que acertos. Como empreendedoras, devemos focar na solução e melhorias.
Essas práticas podem ajudar a fortalecer sua imagem profissional e a construir relacionamentos sólidos no mundo dos negócios.
E esse foi mais um vídeo para o Etiquettar, a nossa coluna sobre Etiqueta e Comportamento do Amazonas Atual. Me chamo Ynglety Barros sou Especialista em Etiqueta e Comportamento Profissional e quero que fazer um convite, já se inscreve no canal e nos acompanha também nas redes sociais, lá tem conteúdo diário sobre Etiqueta.
E lembre-se sempre, faça da Etiqueta seu estilo de vida!