MANAUS – Oiee, seja bem-vindo a mais um vídeo para Etiquettar, a nossa coluna sobre Etiqueta e Comportamento aqui do Amazonas atual eu me chamo Ynglety Barros e hoje a gente vai conversar sobre “Quais são os tipos de Etiqueta” e você vai conhecer a cada uma delas.
Nós já conversamos aqui sobre a Etiqueta ser uma ferramenta de transformação social e, além disso, ela tem condições de pautar o comportamento do ser humano em suas mais variáveis formas, ou seja, nós temos formas de nos comportar diante da sociedade, diante do nosso ambiente de trabalho, com os nossos familiares em uma festa na mesa, fazendo uma refeição e assim sucessivamente. Tendo em vista todas essas possibilidades, é assim que a Etiqueta também é dividida, então é muito possível que, quando eu falo para você que sou uma professora de Etiqueta, você provavelmente pensou logo na Etiqueta à mesa, no uso de talheres, que é o mais comum durante muito tempo, como a gente já conheceu na história da Etiqueta, era o que era mais difundido. Mas sou professora de Etiqueta comportamental, ou seja, atitudes, comportamento, reputação, imagem pessoal, marketing pessoal, isso também é Etiqueta, então vamos conhecer cada um dos aspectos da Etiqueta e como ela é formada.
A primeira Etiqueta que eu gostaria de conversar é a Etiqueta social. Ela vem para pautar o nosso comportamento diante da sociedade. Normalmente é é utilizada em situações comuns como: – Como chegar na casa de alguém; – Como se comportar em uma festa; – Como cumprimentar as pessoas? Então, tem mais a ver com relacionamento e o dia a dia: como sentar, como se levantar, como cumprimentar isso tudo é Etiqueta social.
Outra Etiqueta, a Digital, isso mesmo, as redes sociais estão aí e a gente também precisa de comportamentos corretos diante dessas ferramentas, não é? Então, a Etiqueta digital vem para estudar, para orientar o nosso comportamento diante do uso de textos no Instagram, no Facebook e no Youtube, do nosso relacionamento com as pessoas, através do digital.
A Etiqueta corporativa ou Etiqueta profissional, vem falar do nosso comportamento no âmbito negocial, no âmbito do trabalho, ou seja, como chegar numa reunião? Como dar um feedback? Como responder um e-mail? Como atender uma ligação? Tudo isso são aspectos do comportamento que estudamos na Etiqueta profissional.
Etiqueta à mesa, essa é a mais comum. A gente estuda sobre o nosso comportamento diante de uma mesa posta e das pessoas que ali estão. Como usar os talheres, como comer determinados alimentos, olhar nos olhos, não falar de boca cheia e outras situações assim são estudadas na Etiqueta à mesa.
Etiqueta de imagem é a que estuda a sua imagem pessoal. Como utilizar todos os seus artifícios para comunicar exatamente aquilo que você quer, ou seja, como utilizar a sua imagem de forma estratégica para comunicar aquilo que você é e verdadeiramente quer.
E a minha favorita é a Etiqueta Comportamental. Mas o que que é isso, Ynglety? É a Etiqueta que estuda o ser humano por completo, ou seja, você não vai apenas aprender a importância de cruzar as pernas ou arrumar a postura, mas sim a sua transformação vai ser de dentro para fora, levando em consideração seu autoconhecimento, sua inteligência emocional, a sua comunicação, o seu comportamento e tudo isso traduzido na sua imagem pessoal.
Agora que aprendemos quais são os tipos de Etiqueta, anota aí algumas orientações que eu vou te passar sobre cada uma delas, que é para você já sair por aí fazendo bonito, Combinado?
Dicas sobre Etiqueta mesa: sempre mastigue de boca fechada; não faça barulho de forma alguma e não se esqueça de enquanto você está comendo fazer pausas para que você possibilite a conversa entre as pessoas. Afinal de contas, o momento de uma refeição é uma grande oportunidade de se relacionar, Combinado?
Dicas de Etiqueta social: ao chegar em um ambiente, sempre cumprimente às pessoas, não esqueça também de dizer o seu nome. Às vezes a gente está conversando com uma pessoa há minutos e nem se apresentou. Então, muito cuidado, Combinado?
Dicas de Etiqueta profissional: cuidado ao escrever mensagens profissionais no Whatsapp, sempre importante você seguir a seguinte sequência (um cumprimento e depois, o seu nome) e ao se expressar, evitar o uso de é “pq” e “vc”. Sempre utilizar escritas formais, mesmo que seja através de uma ferramenta de mensagem.
Agora, a dicas de Etiqueta Comportamental: seja sempre você mesmo! Você é um ser humano único e o que te diferencia dos demais é a sua autenticidade e isso a gente consegue através da nossa autoconfiança. Então trabalhem isso. Elabore uma lista de seus pontos fortes, use eles a seu favor! Isso faz você brilhar quando está aí se apresentando, quando está conversando com as pessoas. Você ser autêntico, ser único e sem ser esnobe.
E para finalizar, a dicas sobre Etiqueta digital: cuidado ao entrar em discussões nas redes sociais, se puder, evite! Afinal de contas, a não ser que isso vai acrescentar muito na sua carreira profissional, o ideal é que você se posicionar apenas quando é convidado.
E esse foi mais um vídeo para Etiquettar, a nossa coluna sobre Etiqueta e comportamento aqui no Amazonas atual. Gostou do vídeo? Então já deixa seu like, compartilha e semana que vem nós temos mais novidade.