Wilson pede que Justiça proíba Amazonino de usar abono aos professores na campanha

Advogados de Wilson Lima diz que governador está usando pagamento de abono para se promover  (Foto: Felipe Campinas)

Por Felipe Campinas, da Redação

MANAUS – A assessoria jurídica do jornalista Wilson Lima (PSC), candidato a governador do Amazonas, pediu que a Justiça Eleitoral proíba, com urgência, o governador Amazonino Mendes (PDT) de se promover com o pagamento do abono salarial aos professores com dinheiro do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), que foi autorizado pelo TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas) na segunda-feira, 8.

Lima também pede que a Justiça Eleitoral remova um vídeo publicado na página de Amazonino no Facebook em que anuncia a autorização para o pagamento do abono.

De acordo com os advogados de Lima, a conduta do governador pode resultar na desigualdade de oportunidades entre candidatos e sem a resposta rápida da Justiça Eleitoral, “é certo que Amazonino praticará novamente as ilegalidades e é flagrante o perigo do uso da estrutura estadual em favor da candidatura à reeleição”.

“A violação tendente a afetar a igualdade de chances entre os candidatos, neste caso, é o uso promocional dos serviços em prol de candidatos, partidos ou coligações. Em outras palavras, é necessário que se utilize o programa social – bens ou serviços – para dele fazer promoção pessoal, mesmo que a distribuição seja lícita aos olhos da mesma lei eleitoral, tal como reconhecido pela decisão tomada ontem”, afirmam os advogados.

A assessoria jurídica de Wilson deixa claro que o objetivo da ação não é questionar a legalidade do pagamento do abono com recursos do Fundeb, mas o “aproveitamento indevido” dessa concessão em favor da campanha eleitoral do governador Amazonino Mendes.

Lima também questiona a divulgação de um vídeo gravado pelo secretário de Educação, Lourenço Braga, em que anuncia a autorização do pagamento. Para o candidato do PSC, no vídeo o secretário faz “promoção pessoal escancarada”.

Os advogados afirmam que o Governo do Amazonas já havia recebido o recurso muito antes do período eleitoral. Segundo eles, o dinheiro foi represado para, “estrategicamente, se fazer mau uso desta justiça especializada no período crítico”.

14 Comments on "Wilson pede que Justiça proíba Amazonino de usar abono aos professores na campanha"

  1. Para um governo que não tem dinheiro e caminha ao lado do cidadão e diz “os advogados ” quem está bancando esse camada?
    Já tinha medo dele,que não conhece nem o próprio estado.E agora tem dinheiro para contratar advogados….Isso já devemos ficar de olho. Isso já é contando com o dinheiro do Estado. Se eleito será pior do que os que estão no governo há anos

  2. Maria José de Mello | 9 de outubro de 2018 de 18:46 | Responder

    Ele não precisa se preocupar, nóa sabemos que isso é uma estratégia do Amazonino. O dinheiro é nosso. Isso não nos fará votar nele!

  3. Isso não é justo Sr Wilson Lima, não tem nenhum professor leigo capaz de pensar q o dinheiro do Fundeb são recursos estaduais …vai ter desigualdade mesmo, sabe porquê? O Sr acabou de assinar sua sentença…não vai ganhar a eleição. Nenhum professor ganha tão bem qto o Sr…Vou votar no sr Amazonino, pq se ele teve má intenção ou não, pelo menos está sendo justo! Dar a Cezar o q é de Cezar,ok! Fica a dica!!!Revoltada…olha já…FALTA DE RESPEITO COM O PROFESSOR

  4. Isso não é justo Sr Wilson Lima, não tem nenhum professor leigo capaz de pensar q o dinheiro do Fundeb são recursos estaduais …vai ter desigualdade mesmo, sabe porquê? O Sr acabou de assinar sua sentença…não vai ganhar a eleição. Nenhum professor ganha tão bem qto o Sr…Vou votar no sr Amazonino, pq se ele teve má intenção ou não, pelo menos está sendo justo! Dar a Cezar o q é de Cezar,ok! Fica a dica!!!Revoltada…olha já…FALTA DE RESPEITO COM O PROFESSOR!!!

  5. O TRE liberou, então que seja cumprido o pagamento do FUNDEB aos professores,seus legítimos donos (60%). Não temos culpa se o nosso dinheiro foi manipulado por pessoas mal intencionadas… Não refiro-me ao TRE.

  6. Tenho que concordar. Eu tmbm ñ confio nele. Nem conhece nosso estado e já está de olho em nosso abono!! Rum!!!

  7. Esse dinheiro não é campanha Eleitoral, é sim dos professores que labutam todos os dias para uma Educação de qualidade…. Esse dinheiro é da Educação

  8. O Wilson Lima tá certo de denunciar essa irregularidade por parte do cacique (Amazonino Mendes) não pode usar os recursos públicos pra se promover em época de política…esse dinheiro que o senhor Amazonino tá querendo pagar os professores logo agora em sua campanha,foi repassado pra ele a vários meses atrás…porque só agora que ele quer pagar os professores???
    Isso tem outro motivo, enludir os professores a votar nele.
    Mas tá tudo certo,isso é Brasil terra de impunidade e corrupção.

  9. Maria edneia da Silva barbosa | 9 de outubro de 2018 de 20:55 | Responder

    Boa noite espero que.lembrem dos funcionários que saíram do estado principalme te da área da saúde que a maioria está desempregado dívidas em bancos e muito difícil espero que a compreensão de quem ganha melhore a situação lembro do Sr Amazonino descendo um beco do morro da liberdade onde meu morava meu pai e meu pai disse esse ai vai fica muitos anos na política sabe porque ele é determinado e tem coragem

    Meu amado pai faleceu ao 46anos
    Se fosse vivo diria não falei

  10. Sebastião Andrade | 9 de outubro de 2018 de 21:39 | Responder

    Doutor Wilson Lima seria muito prudente de vossa parte que retirasse sua ação para impedir o pagamento do Abono Salarial aos professores e pedagogos. O abono ë uma garantia legal. O profissional de educação já tem suas convicções muito bem formadas.

  11. Não tem que olhar pro lado eleitoral mais Sim, que muitos professores esperam por esse dinheiro a tempo, entaobporque Não paga logo se o dinheiro é dos mesmo.

  12. Lia, O PSC repassou 1,5 milhões a campanha de Wilson Lima, então ele não precisa do dinheiro do Estado para pagar advogados, porque a campanha dele tem advogados, outra o Candidato a Vice-Governador é um Advogado e tem em seu redor vários advogados. Peço que antes de falar o que não sabe, que você acesse: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/municipios/2018/2022802018/AM/candidatos, lá tem todas as informações em relação a cada candidato.

  13. Depois desse posicionamento totalmente arbitrário, inconsequente e egoísta, o candidato Wilson Lima, jogou no lixo o meu voto!

  14. Não sou professor mais falo como eleitor não se preocupe com isso Wilson porque os professores e a maioria da população já conhece a jogada do raposa velha e não vai botar nele porque sabemos q ele tá querendo comprar voto dos professores mais isso não acontecerá porque os professores são pessoas inteligente e não vai votar porque receberam um abono agora é depois vai passar mais 4 anos sofrendo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.