Vaticano: especialistas elaboram documento para o Sínodo da Amazônia

Papa Francisco acompanhou a elaboração do documento que vai orientar o Sínodo da Amazônia (Foto: Divulgação)

Da Redação

MANAUS – Documento que vai orientar a Igreja Católica sobre questões sociais no Sínodo da Amazônia, está sendo elaborado com ajuda de 13 especialistas em questões amazônicas. A professora Márcia Oliveira, da Universidade Federal de Rondônia, é uma das pesquisadoras que integra o grupo. Ela esteve com o papa Francisco nesta semana para apresentar um esboço do texto.

A socióloga, que é articulista do ATUAL, disse que o papa Francisco acompanha pessoalmente a elaboração do documento. “Me encarregaram de contribuir com a temática das migrações, fronteiras, relações de gênero e desigualdades sociais. Estou encantada com a postura do papa de nos ouvir atentamente e ajudar a refletir sobre os desafios e perspectivas”, disse Márcia.

Márcia Oliveira entrega pesquisas sobre questões sociais na Amazônia ao Papa Francisco (Foto: Divulgação)

O Sínodo da Amazônia que é uma reunião em que a Igreja vai discutir os principais problemas da região e redefinir qual é o papel da entidade na sociedade.

Márcia Oliveira é especialista em temas como migrações na Amazônia, tráfico de pessoas, possui diversas publicações com questões de gênero e indígena. Atualmente, participa do projeto “Mobilidade Humana, Violência e Direitos Humanos na Amazônia”, formado por um grupo multidisciplinar para pesquisa de dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

 

Seja o primeiro a comentar on "Vaticano: especialistas elaboram documento para o Sínodo da Amazônia"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.