Vacina em idosos previne contra ataques cardíacos e derrame, diz médica

Idosos são vacinados em estação de metrô em Brasília, durante o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe de 2014 que começou na última terça-feira (22) vai até 9 de maio (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Vacinação contra gripe e pneumonia pode evitar ataque cardíaco e derrames em idosos (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Do Estadão Conteúdo

BRASÍLIA – A vacinação para idosos é fundamental para prevenir ataques cardíacos e AVC, alerta a média Maísa Kairalla, presidente da SBGG (Comissão de Vacinas da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia). Kairalla cita estudo sobre a vacinação em idosos contra gripe e pneumonia que previnem contra infartos e acidente vascular cerebral. A pesquisa foi publicada no European Respiratory Journal. Conforme o estudo, as pessoas que tiveram gripe ou pneumonia podem ter seis vezes mais chances de sofrer complicações durante o tratamento.

A geriatra disse que a pesquisa mostra a importância da prevenção de doenças infectocontagiosa com vacinas para idosos, que é o caso da influenza e da pneumonia. “Essas pessoas estão numa faixa etária em que frequentemente têm ocorrência de infecções”, disse.

Kairalla acrescentou que, além da idade, existe um grupo de idosos que está mais vulnerável a desenvolver complicações, que são principalmente os portadores de doenças pulmonares, cardíacas e diabetes. E quanto mais idoso, maior deve ser a atenção, pois o organismo não tem facilidade de recuperação.

Além disso, segundo a médica, existe um estigma que exige algum tipo de conscientização, para que a sociedade aceite as vacinas para idosos. “As vacinas para crianças são culturalmente aceita pelo Brasil, mas as vacinas para os idosos não aceitas, ainda”, disse. “Em um cenário de pneumonia fica mais vulnerável, fica acamado e fica mais de pendente. A taxa de morte por pneumonia é multo alta. Por isso é importante se imunizar”.

Seja o primeiro a comentar on "Vacina em idosos previne contra ataques cardíacos e derrame, diz médica"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.