TRE afirma que autores de derrame de santinhos serão severamente punidos

residente do TRE João Simões com o ministro Mauro Campbell, do STJ: promessa de punição a derrame de santinhos em Manaus (Foto: Henderson Martins/ATUAL)

Presidente do TRE João Simões com o ministro Mauro Campbell, do STJ: promessa de punição a derrame de santinhos em Manaus (Foto: Henderson Martins/ATUAL)

Por Henderson Martins/Da Redação

MANAUS – “As pessoas que sujaram as ruas com santinhos e os beneficiados com essa sujeira, serão severamente punidos”, afirmou o presidente do TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas), desembargador João Simões, em entrevista coletiva na manhã deste domingo, 7. Simões disse que visitou alguns locais de votação e constatou uma grande sujeira nas ruas de Manaus, próximas aos locais de votação, com propaganda eleitoral proibida. “Todos os infratores, tanto quem jogou, como quem está sendo beneficiado com esse ato ilegal, ilícito, será severamente punido, tenham certeza disso, é um compromisso que eu estou assumindo com a sociedade”, firmou o desembargador.

João Simões disse que não se pode mais aceitar esse tipo de situação. O desembargador disse as equipes do TRE já estão apurando os casos de infração para identificar as pessoas que jogaram os santinhos e punir os envolvidos.

De acordo com o presidente do TRE-AM, as penalidades incluem multas de até R$ 5 mil e, havendo reincidência, o valor poderá aumentar. Os autores também pode pegar até dois anos de prisão. Ainda de acordo com o desembargador, os infratores podem responder a quatro processo distintos. O desembargador disse que durante a manhã não houve nenhum registro de ocorrência nos locais de votação.

Presente à entrevista coletiva, o ministro Mauro Campbell, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), endossou o rigor na aplicação da lei eleitoral. Campbell lembrou o Prêmio Inovare recebido pelo TRE por conseguir realizar eleições ‘limpas’. “Nós temos que continuar com esse tipo de exemplo. E parabenizo o desembargador do TRE-AM, pela atuação rigorosa para coibir, evitar e reprimir esse tipo de prática criminosa”, disse o ministro.

Problemas nas urnas

Até às 9h da manhã deste domingo, o diretor-geral do TRE-AM, Júlio Bríglia informou que 10 urnas foram substituídas na capital por apresentarem dificuldades no momento de ligar e outra em Canutama, 638 quilômetros de Manaus, por problemas na impressão da via impressa do eleitor.

Seja o primeiro a comentar on "TRE afirma que autores de derrame de santinhos serão severamente punidos"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.