Tem eleição no Sindicato dos Jornalistas, simpósio, festa para crianças, HQ amazônico e muitas novidades da press caboquinha por aqui, no Bastidores com a Chris

TITANS DA AMAZÔNIA

Marlon Brandão, também conhecido como Brandon Lee  (qualquer referência não é mera coincidência), inspirou-se nos super heróis  da Marvel e DC Comics e  criou os próprios heróis , mas com o toque da fauna e flora amazônicas, como bom parintinense.

Tem a  “Mulher Arara” ou Princesa Iris, a “Garça branca”,  “Urubu Rei”, “Libélula verde”, entre outros que formam  os “Titãs da Amazônia” e  combatem a “Ordem dos Agressores Ambientais”.

Ficaram curiosos? a primeira tiragem da revista “Titans da Amazônia” saiu em 2016 e a próxima deve sair até o final do ano.

Brandon Lee

Curumim Politizado

Quando eu era criança, o Curumim ensinava lendas e como cuidar da Amazônia. Só que agora, ele cresceu e se politizou mais ainda.

Na semana do Dia das Crianças, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) lançou o ‘Curumim no Parlamento’, revista voltada ao público infantojuvenil, com 22 páginas em quadrinhos, onde o indiozinho fala sobre as atividades de vereador e qual a importância do Parlamento Municipal.

A CMM fará a distribuição da revista, que é uma parceria com o criador do Curumim, o jornalista Mario Adolfo,  às escolas da rede municipal.

Disputa

Marcel Mota e Dora Tupinambá são pré-candidatos a presidir o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas – SJP/AM, na próxima gestão.

A disputa será inédita, pois em quase duas décadas somente havia inscrição de uma chapa. A eleição acontece no final de novembro e as duas chapas já se movimentam para agregar apoios.

Em tempos “sombrios” para o jornalismo, onde a precarização atinge a todos, é salutar que tenhamos colegas preocupados com a categoria.

Marcell Mota

Dora Tupinambá

Espetáculo “Kids” em Manaus

A Três Comunicação e Marketing está fazendo assessoria de imprensa do espetáculo ‘Kids – o show’, que acontece no dia 14, no Teatro Amazonas, com sessões às 17h e às 20h. O evento terá a participação da cantora Marcella Bártholo, idealizadora do projeto (que é sobrinha de Margareth Queiroz), além de Laura DÁvila/MG, Brunno Pastori/BA, Melissa Noemy/SP, Flávia Scanuffo/PR, Luiz Ricardo/RJ, e Sofia Nunes/PE todos ex-participantes do The Voice Kids.

The Voice Kids

Time encarnado (Será?)

Estão com nomes cotadíssimos para assumirem cargos na parte pensante do “Boi do Povão”, o professor de jornalismo da Ufam, Allan Rodrigues e o Doutor (sim, esse pode usar Dr. de fato e direito) Wilson Nogueira.

O primeiro é autor do livro  “Boi Bumbá evolução” e o segundo escreveu   “Boi Bumbá – Imaginário e Espetáculo na Amazônia” e “ Festas amazônicas”.

A confirmação dos nomes, na Comissão de Artes do Boi Garantido, deve acontecer durante do Seminário que discutirá os rumo do Bumbá, em Parintins, no final de semana.

Wilson Nogueira

Allan Rodrigues

Simpósio de Jornalismo Esportivo na Amazônia

Curte jornalismo esportivo?

Então agende-se, em dezembro acontece O II Simpósio de Jornalismo Esportivo na Amazônia.

Elis Alves da TV A Crítica; Lívia Laranjeira, Mauro Naves da Globo, André Hernan  e Thiago Oliveira do SporTV são os convidados.

Quem quiser conferir mais do projeto de Larissa Baliero só seguir o @simposioam.

Compartilhando conhecimento 

Vanessa Brito, que cuida das mídias sociais do TJAM e Paulo Bahia, assessor de imprensa da UEA, são os mais novos empreendedores do meio.

A dupla está investindo na  Communicar Digital, empresa de assessoria e marketing digital.

No meio da semana, os dois foram palestrantes no evento “Assessoria de comunicação: distribuição de releases”, realizado pela Cardume Coworking.

Paulo Bahia e Vanessa Brito

Estágio

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), abriu inscrições do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de 77 estagiários e formação de cadastro reserva.

Entre as áreas disponíveis tem para comunicação social (jornalismo e relações públicas), de estudantes que estejam cursando no mínimo o 2º período.

As inscrições serão feitas, exclusivamente, por meio do portal da ECP http://sistemas.tce.am.gov.br/sse/areacandidato.action, no campo reservado às inscrições.

Aniversário

A agência de jornalismo independente e investigativo Amazônia Real, dirigida pelas colegas Elaíze Farias e Kátia Brasil César, completou 4 anos de atividade.

Como parte da programação de aniversário aconteceu o lançamento do livro da jornalista, escritora e documentarista Eliane Brum, “O Olho da Rua – uma repórter em busca da literatura da vida real”, no Largo São Sebastião.

Deram um “pivô” por lá: Jorge Eduardo Dantas, Tânia Brandão, Jonhy Clay e Mencius Melo.

Eduardo Dantas

Tania Brandão

Alberto Cesar, Katia Brasil e Eliane Brum

Diversão com Emojis

O Amazonas Shopping abriu o  “Parque Emoji, o filme” somente para convidados especiais, no final de semana.

Marcio Azevedo, Daniela Assayag, Ramona Spenner, Carla Marinho, Fernanda Teixeira, Valéria Costa curtiram a piscina de bolinha com seu filhotes, durante uma manhã inteira.

Ramona Spener

Marcio Azevedo e a filha

Michel Melo, fotógrafo

Em pauta: 

*  A jornalista amazonense Patrícia Almeida, que está na Secretaria de Saúde de Goiás, organizou e produziu o livro fotorreportagem, “30 anos, o Céssio 137”, que resgata a história do acidente radioativo que aconteceu em Goiás,  no final da década de 80.

Livro reportagem

* Alunos de 3º ano do ensino médio no colégio CMPM do Viver Melhor  organizaram uma homenagem bem legal para Alex Pazzuelo com as imagens do fotógtafo

Alex Pazuello

*O quarto poder pode não dominar o mundo, mas no governo do Estado está em alta. Três colegas assumem secretarias importantes: Denilson Novo, Celes Borges e Célio Alves. A gente deseja muito boa sorte.

Flagra!

Leyla Martins Leong com alunos da escola Paula Ângela do Morro da Liberdade que foram assistir ao Bate Papo com o Autor Jânderson Lopes na Feira do Livro do Sesc

Um close é um close e esse feito pela Nathalie Brasil de  Dessana Oliveira está divo.

Dessana Oliveira

Dica da Chris:

Claro que é o Livro  “O Olho da Rua”, onde Eliane Brum conta sobre sua travessia pelo país e os bastidores das reportagens.

Uma das reportagens  é “Coração de Ouro”, sobre o garimpo do Juma, que provocou a maior corrida do ouro desde Serra Pelada.

Dica da Chris 2

“Bandido bom não é bandido morto” é uma reportagem  de 2016 do jornalista Nathan E. Fernandes, vencedor do Vladimir Herzog daquele ano.

Nesses tempos estranhos, sempre é bom dá um lida nas histórias reais de quem busca “justiça”

http://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2016/03/bandido-bom-nao-e-bandido-morto.html

“Às vezes me perguntam como arranco as coisas das pessoas, mas não arranco nada. Para mim, arrancar é o contrário do que um repórter deve fazer. As pessoas me contam ou não me contam”, Eliane Brum.

1 Comentário on "Tem eleição no Sindicato dos Jornalistas, simpósio, festa para crianças, HQ amazônico e muitas novidades da press caboquinha por aqui, no Bastidores com a Chris"

  1. Chris, vc como sempre dando um show de informação. Parabéns pelo trabalho.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.