Suframa diz que ‘Folha de S. Paulo’ comete equívocos contra a ZFM

Appio Tolentino contestou dados em publicação da ‘Folha de S. Paulo’ em artigo no próprio jornal paulista (Foto: Divulgação)

Da Redação

MANAUS – Em artigo no jornal ‘Folha de S. Paulo’, o superintendente da Suframa, Appio Tolentino, contesta dados da própria publicação sobre os incentivos fiscais no Amazonas. Tolentino cita que houve equívoco do jornal ao incluir a ZFM (Zona Franca de Manaus) entre os casos de descontrole dos incentivos pelo governo. “É justamente o contrário. Basta conferir o acórdão 608/2016, fruto de extensa auditoria, que reconhece o desempenho da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), órgão gestor dos incentivos, e recomenda ao Poder Executivo assegurar plenas condições para exercer suas funções de acordo com o mandamento constitucional”, fiz o superintendente.

Bom exemplo

“No acórdão nº 2.388/2017, o TCU exalta a Suframa e instrui o Ministério da Indústria a elaborar medidas de recursos humanos e financeiros para ampliar os benefícios da ZFM. Estamos aqui, novamente, prestando contas ao Brasil de nossos acertos. Apesar da recessão, empregamos em Manaus, atualmente, mais de 87 mil pessoas, com mais de 450 mil empregos indiretos em cadeia produtiva nacional de mais de 2 milhões”, diz o superintendente. “A Receita reconhece que os incentivos do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima representam só 8% do bolo. Os 92% restantes estão fora da Amazônia Ocidental –mais da metade no Sudeste”, lembrou.

Conforme o superintendente, o Amazonas participa com 41% da arrecadação federal na Região Norte, com 44% na 2ª Região Fiscal, e 67%, se comparado com os Estados da Amazônia Ocidental. Nos indicadores de transferência de renda, 41,3% são apropriados pela remuneração dos empregados; o Amazonas é terceiro na arrecadação de impostos em proporção aoPIB, com 17,1% –fica atrás apenas de São Paulo e do Espírito Santo, ambos com 17,5%.

Tolentino diz que a economia da ZFM é sinônimo de proteção florestal. “Com 98% de cobertura vegetal, podemos formar, com sua evapotranspiração, os rios voadores que abastecem reservatórios do Sudeste. Geramos 59% da energia de São Paulo”.

Respeito

“Não estamos atrás de aplauso, mas de respeito e oportunidade de integração nesse megadesafio de fazer do Brasil uma civilização próspera, sustentável e justa”, afirmou.

1 Comentário on "Suframa diz que ‘Folha de S. Paulo’ comete equívocos contra a ZFM"

  1. PARABÉNS DOUTOR APPIO TOLENTINO, O SENHOR É EXEMPLO DE GESTOR PÚBLICO. PESSOA HONRADA, SÉRIA E JUSTA.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.