STF determina imediato cumprimento de pena de prisão do senador Acir Gurgacz.

Acir Gurgacz

Senador Acyr Gurgacz é candidato a governador de Rondônia nas eleições deste ano (Foto: Geraldo Magela/Ag. Senado)

Da Assessoria do STF

BRASÍLIA – Por unanimidade, a Primeira Turma do stf (Supremo Tribunal Federal) determinou o imediato cumprimento da sentença contra o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), condenado na Ação Penal (AP) 935 a 4 anos e seis meses de reclusão, em regime inicial semiaberto, por desvio de finalidade na aplicação de financiamento obtido em instituição financeira oficial (artigo 20 da Lei 7.492/1986).

Na sessão desta terça-feira, 25, os ministros não conheceram (julgaram inviáveis) os embargos de declaração opostos pelo senador contra o acórdão condenatório e pela Procuradoria-Geral da República.

Foi seguido o entendimento do relator da ação penal, ministro Alexandre de Moraes, que considerou que todos os pontos da denúncia foram abordados e esclarecidos no julgamento, não havendo omissão contradição ou obscuridade a serem sanados no acórdão condenatório.

Gurgacz também foi condenado ao pagamento de 684 dias-multa, fixado em cinco salários mínimos na data em que foi consumado o crime, e à suspensão dos direitos políticos enquanto durarem os efeitos da condenação. Em relação à perda de mandato, a decisão caberá ao Senado Federal, conforme o artigo 55 da Constituição Federal.

Acir Gurgacz é candidato a governador de Rondônia numa coligação com oito partidos. O candidato do PDT aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto.

Seja o primeiro a comentar on "STF determina imediato cumprimento de pena de prisão do senador Acir Gurgacz."

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.