Simulado do Detran – Faça agora mesmo!

Você quer testar os seus conhecimentos sobre as normas de trânsito? Tem curiosidade em saber como é a prova do DETRAN?

Pensando no processo de habilitação e nas dificuldades que geralmente os candidatos demonstram na realização dos exames aplicados pelos órgãos do trânsito, preparei este artigo para você.

Começarei a abordar um pouco sobre o processo de habilitação, passo a passo para a conquista da primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação), deveres do condutor iniciante para que não perca o direito de dirigir etc.

No final do artigo, irei disponibilizar para você um link que contém um quiz. Trata-se de um simulado composto por 30 questões de múltipla escolha. As questões abordam temas que estão presentes na rotina de todos os usuários de trânsito, ou seja, todas elas são relacionadas às normas de trânsito estabelecidas pelo CTB.

Eu tive o cuidado de selecionar as questões do simulado de forma que ele fique o mais próximo possível do exame original do DETRAN (Departamento de Trânsito), isso para que você já possa conhecer o “ritmo” da prova original.

Ao término do simulado, você poderá conferir a sua pontuação e avaliar o seu desempenho. Lembrando que, no exame original fornecido pelo DETRAN, é preciso fazer, no mínimo, 21 acertos das 30 questões disponibilizadas na prova.

É bom frisar que as alternativas que compõem cada uma das questões, tanto do simulado deste artigo quanto do exame original do DETRAN, apresentam apenas uma opção correta.

Bom, agora vou comentar um pouco sobre o passo a passo necessário ao processo de habilitação e sobre as normas do CTB referentes a cada etapa do processo. Portanto, aproveite para adquirir um pouco mais de conhecimento e faça mais alguns acertos no simulado!

Como você já deve imaginar, o documento mais importante para o condutor é a CNH, que também é conhecida como carteira de motorista ou, simplesmente, carta. Atualmente, a CNH contém o número da carteira de identidade (RG) e do CPF (Cadastro de Pessoa Física), além de uma foto do condutor que serve para identificá-lo.

Para adquirir a CNH, o candidato terá de passar por um rigoroso processo de qualificação. Esse processo é totalmente fundamentado nas normas do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

As regras são muito importantes para todos os usuários das vias públicas, como condutores, ciclistas, pedestres etc.

É fundamental que o usuário do trânsito respeite cada uma das regras do CTB, pois, somente assim, a segurança no trânsito fará parte da realidade dos brasileiros. Caso essas normas sejam desrespeitadas pelo usuário do trânsito, são constatadas as infrações de trânsito.

Geralmente, elas são constatadas por uma autoridade de trânsito ou por algum dispositivo eletrônico instalado em algum ponto da via.

Habilitação Provisória

Geralmente, o processo de habilitação começa com o exame psicotécnico, o qual é previamente agendado. Esse exame consiste em testes de visão, condição motora, pressão arterial etc. Nessa etapa é feita a primeira triagem de candidatos com condições físicas e psicológicas ideais para dirigir.

Passado por essa primeira fase, você terá de se inscrever em um CFC (Centro de Formação de Condutores), o qual é creditado pelo DETRAN, com autoridade de administrar tanto aulas teóricas quanto práticas.

As aulas teóricas têm duração de 45 horas e são relacionadas às leis de trânsito (18 horas), à direção defensiva (16 horas), aos primeiros socorros (4 horas), à proteção e respeito ao meio ambiente e ao convívio social no trânsito (4 horas) e ao funcionamento dos veículos (3 horas).

Depois das aulas teóricas, você será submetido a uma prova de múltipla escolha composta por 30 questões com conteúdo voltado para o que foi visto nas aulas. O número mínimo de acertos permitido é 21.

Após essa avaliação, você terá de fazer 25 horas de aulas práticas de direção. Depois dessa etapa, você deverá realizar a tão temida prova prática, a qual exigirá de você um bom desempenho ao volante. Você deverá estacionar na baliza em um tempo determinado e trafegar nas ruas da cidade.

Conseguindo completar o trajeto sem cometer qualquer erro eliminatório, você receberá a Permissão para Dirigir, chamada também de Habilitação Provisória, que terá validade de um ano.

Se, durante esse tempo, você não cometer nenhuma infração grave ou gravíssima, ou não repetir nenhuma infração média, você receberá a CNH Definitiva, a qual terá validade de cinco anos (se o candidato tiver mais de 65 anos, sua validade será de três anos).

Lembre-se: o mais importante é garantir a segurança no trânsito, e a maneira mais eficiente de promover isso é respeitar as normas de trânsito. Dessa forma, você também irá assegurar o seu direito de continuar dirigindo.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as regras de trânsito, que tal testar seus conhecimentos, realizando o simulado sobre o qual falei no início deste artigo?

É muito importante que você realize o teste, já que ele é bem semelhante à prova original. Caso você seja um candidato ao volante, ou mesmo um motorista experiente, o conteúdo do quiz lhe será útil da mesma forma, já que são questões que tratam de situações sobre o dia a dia do motorista.

Lembre-se de que este teste é apenas um treinamento dos seus conhecimentos e, em nenhum momento, irá substituir o exame original.

O Doutor Multas elaborou o conteúdo do simulado com todo cuidado e o disponibiliza online para você com a finalidade de lhe ajudar nessa etapa tão importante que é o processo de habilitação.

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco pelo telefone 0800 6021 543 ou pelo e-mail [email protected].

Para fazer o simulado, clique aqui.

Boa sorte!

 

Seja o primeiro a comentar on "Simulado do Detran – Faça agora mesmo!"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.