MANAUS – Queixas de consumidores contra empresas feitas pela internet têm respostas mais rápidas, informa a CDL-Manaus (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus). Atualmente, 80% das reclamações registradas no site consumidor.com.br são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas em um prazo médio de sete dias. A página na internet é monitorada pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) do Ministério da Justiça.
Por se tratar de um serviço provido e mantido pelo Estado, com ênfase na interatividade entre consumidores e fornecedores, a participação de empresas na plataforma só é permitida àqueles que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo no qual se comprometem em conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados. O consumidor, por sua vez, deve se identificar adequadamente e comprometer-se a apresentar todos os dados e informações relativas à reclamação relatada.
Conciliação
O serviço online funciona como um meio de conciliação entre os consumidores e os fornecedores ou empresas. Por meio do site, o consumidor pode registrar sua reclamação. O fornecedor dá uma resposta e todo esse processo é supervisionado pelo Estado.
“A pessoa faz uma reclamação, o sistema manda uma mensagem para a empresa e convida-a a solucionar a demanda desse consumidor. É uma plataforma de automediação. Um site oficial que intermedia a solução de litígios, o governo federal apenas supervisiona”, explica o secretário Nacional do Consumidor, Arthur Rollo.
Arthur Rollo estará em Manaus nesta quarta-feira, 24, para apresentar o serviço aos empresários do comércio. A exposição será às 15h na sede da CDL-Manaus, na zona centro-sul da capital.