Semsa pretende vacinar dez mil animais na zona rural de Manaus

Vacina antirrábica (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Cães e gatos devem ser vacinados para evitar contaminação pela raiva (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

MANAUS – A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal terá duas fases neste ano, em Manaus. A primeira etapa será realizada na zona rural a partir desta segunda-feira, 24, até o dia 3 de agosto. Na segunda fase, a zona urbana recebe a vacinação de cães e gatos em outubro, informou o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde.

A previsão é vacinar cerca de 10 mil animais na zona rural. As equipes de vacinação irão percorrer ramais e vicinais das rodovias AM-010 e BR-174 e comunidades ribeirinhas localizadas às margens dos rios Negro e Amazonas. “Será efetuada a distribuição de material educativo em cada localidade, para alertar a população sobre medidas básicas de controle de quiropteros (morcegos), criando uma consciência para evitar futuros casos de raiva em outros animais”, disse o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

A raiva pode ser transmitida dos animais para o homem. A taxa de mortalidade da doença, que atinge apenas mamíferos, é de quase 100%. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos.  O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida do animal. Nos cachorros, essa doença é conhecida como raiva canina.

As Campanhas Anuais de Vacinação contra Raiva em Manaus têm mantido, conforme a Semsa, Manaus livre de transmissão da raiva em humanos e em cães e gatos. O objetivo da campanha é garantir a manutenção de controle da raiva entre caninos e felinos e, consequentemente, entre as pessoas.

Seja o primeiro a comentar on "Semsa pretende vacinar dez mil animais na zona rural de Manaus"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.