Semsa improvisa e atende população em local inapropriado na zona sul

MANAUS – Moradores do bairro São Francisco, zona Sul de Manaus, estão sofrendo com falta de atendimento digno na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro, que atende não apenas quem mora no local, mas nos bairros adjacentes. A UBS está passando por reforma e a população está sendo atendida em local sem estrutura e fora dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

O AMAZONAS ATUAL recebeu um vídeo (acima) que mostra claramente a situação da unidade de saúde: paredes sem reboco, materiais de saúde guardados em locais inapropriados, ventilador e caixas pelo chão, caixas de isopor com doses de vacina armazenadas de forma inadequada, cadeiras improvisadas e outros problemas.

De acordo com a assessoria de comunicação da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), a UBS está em reforma e o atendimento está sendo realizado no local improvisado para não haver prejuízos à comunidade. A assessoria não soube informar há quanto tempo o local passa por reforma e o prazo para conclusão da obra.

A reportagem apurou que a UBS está funcionando próximo à quadra de uma área do bairro São Francisco conhecida como Vila Mamão, onde funcionava a Associação de Moradores de São Francisco. No local também funcionou uma biblioteca comunitária, mas o prédio não tem estrutura alguma para o funcionamento de uma unidade de saúde.

O AMAZONAS ATUAL tentou contato com o secretário de saúde do município, Homero de Miranda Leão, mas as ligações não foram atendidas.

Ministério da Saúde

De acordo com orientações do ‘Manual de Estrutura Física das Unidades de Saúde da Família’ do Ministério da Saúde, o local onde funciona uma UBS deve ter recepção com espera para pelo menos quinze pessoas, almoxarifado, sala de vacina, sala apropriada e específica para o armazenamento de medicamentos, banheiros para deficientes, funcionários, cozinha, depósito de merenda, depósito de materiais de limpeza, abrigo de resíduos sólidos e outras determinações referente à parte física.

 

Seja o primeiro a comentar on "Semsa improvisa e atende população em local inapropriado na zona sul"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.