Reposição de insulina na Central de Medicamentos depende de fornecedor, diz Susam

Insulina está em falta na Central de Medicamentos. Reposição depende de entrega por fornecedor, diz Susam (Foto: Reprodução)

Da Redação

MANAUS – Pacientes diabéticos reclamam da falta de ‘Insulina Humalog’ e ‘Lantus’ na Cema (Central de Medicamentos do Amazonas). Os medicamentos são essências para o tratamentos da doença que é caracterizada pela elevação da glicose no sangue. O estoque acabou e não foi reposto pela Susam (Secretaria Estadual de Saúde) desde novembro.

A coordenação da Central de Medicamentos do Amazonas informou que a compra de insulina para abastecer o estoque já foi providenciada e que aguarda a entrega da medicação pelo fornecedor. A secretaria informou que a medicação está entre os itens encontrados pela atual gestão da Susam em falta ou com estoque abaixo do normal.

A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, uma glândula situada perto do estômago. Este hormônio é necessário para o aproveitamento de glicose pelo organismo. O diabetes ocorre quando o pâncreas não produz insulina.

Já o Lantus é utilizado para reduzir o nível elevado de açúcar no sangue em adultos, adolescentes e crianças de 6 anos de idade ou mais com diabetes mellitus.

Seja o primeiro a comentar on "Reposição de insulina na Central de Medicamentos depende de fornecedor, diz Susam"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.