Reitoria da Ufam: comissão rejeita anulação e prorroga eleição

Eleição Ufam (Foto: Divulgação)

Estudantes esperam na fila a partir das 8h na Faced, mas votação começou depois das 9h (Foto: Divulgação)

Da Redação

MANAUS – Urnas não instaladas ou que foram liberadas com atraso, falta de nomes de universitários na relação dos votantes e trocas de urnas foram algumas das irregularidades identificadas pela Comissão de Consulta à Comunidade Universitária da Universidade Federal do Amazonas (CCCU/Ufam) na eleição para reitor da entidade, nessa quarta-feira, 22.

A candidata Arminda Mourão pediu a anulação do pleito, mas a comissão recusou e optou por manter a votação nesta quinta-feira, 23, nos locais onde ocorreram os problemas. Conforme a CCCU, “a urna eletrônica do segmento discente da Faculdade de Educação (Faced) foi equivocadamente trocada com a urna eletrônica do mesmo segmento do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL). Houve erro na embalagem das urnas em suas respectivas caixas antes do transporte para a Universidade e, com isso, inviabilizou-se a votação desse segmento”.

Em nota, a CCCU admitiu falhas na lista dos eleitores. “Houve inconsistências com a listagem dos nomes de alguns discentes de graduação e de pós-graduação. Para estes estudantes o processo não pôde ser viabilizado nesta quarta-feira”. E isentou o TER de responsabilidade: “A CCCU informa que o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) está isento de quaisquer responsabilidades sobre os atos mencionados acima”.

A CCCU também decidiu pelas seguintes medidas:

As unidades fora da sede (Benjamin Constant, Coari, Itacoatiara, Humaitá e Parintins) lacrarão suas urnas e procederão à apuração também às 21h do dia 23 de março de 2017 (horário de Manaus), excetuando-se Benjamin Constant que procederá à apuração às 20h (horário de Benjamin Constant) devido ao fuso horário.

Os discentes do 1º, 2º e 3º período dos cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia, bem como os da pós-graduação da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA) que não votaram pela inconsistência na listagem, votarão nos locais de lotação: Instituto de Ciências Biológicas (ICB) para os discentes de Medicina, Enfermagem e Odontologia de 1º ao 3º período e FCA para os discentes de pós-graduação da FCA.

Os acadêmicos das residências médica e multiprofissional que não votaram pela inconsistência da listagem também votarão no dia 23 de março de 2017, das 7h às 21h.

Seja o primeiro a comentar on "Reitoria da Ufam: comissão rejeita anulação e prorroga eleição"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.