Da Redação
MANAUS – A Secom (Secretaria de Estado de Comunicação) divulgou nota no início da tarde deste sábado para justificar a lentidão e dificuldade de acesso no sistema de matricula de novos alunos das redes públicas de ensino estadual e municipal. De acordo com a nota, “o volume de usuários tentando acessar ao mesmo tempo o sistema causou lentidão e indisponibilidade momentâneos”. À tarde, a secretaria informou que o sistema foi normalizado.
A nota informa, ainda, que por volta de 4h da madrugada deste sábado, 20 mil pessoal já haviam realizado a inscrição de matricula. No início da tarde, ja haviam mais de 42 mil reservas somando as inscrições pelo computador e pelo aplicativo de celular.
O sistema de matrícula para novos alunos passou a ficar disponível a partir de 00h01 deste sábado. No sábado e domingo as matrículas poderão ser realizadas pela internet, no site www.matriculas.am.gov.br e pelo aplicativo ‘Matrículas Amazonas’. A partir de segunda-feira, 15, as matrículas também poderão ser realizadas presencialmente, em qualquer unidade de ensino municipal e estadual, até o dia 18.
A Semed (Secretaria Municipal de Educação) disponibilizará 55.288 mil novas vagas, sendo 24.026 para a Educação Infantil, 24.141 para Ensino Fundamental e mais 7.121 para Educação de Jovens e Adultos, nas 499 escolas que funcionarão na rede. Com isso, a rede municipal terá capacidade de atendimento de mais de 272 mil alunos.
Para realizar a matrícula pelo site e aplicativo, o pai ou responsável deve informar o nome correto do aluno, data de nascimento e nome correto da mãe. Tanto no site, quanto no aplicativo, pode ser realizada a buscar pelas unidades de ensino, de acordo com o bairro onde a pessoa reside ou deseja estudar. Também estão disponíveis, nos dois dispositivos, os contatos da Semed e da Seduc.
Tirar dúvidas
Para tirar dúvidas e resolver problemas técnicos durante o atendimento on-line no final de semana, uma equipe composta de técnicos e analistas da empresa Prodam (Processamento de Dados Amazonas S. A.) está de plantão, desde os primeiros minutos do período de matrícula. O atendimento pode ser feito pelo telefone 2121-6490 e pelo e-mail [email protected].
Segundo a gerente de Matrículas da Semed, Darlene Liberato, depois de reservar a vaga, tanto on-line, quanto nas escolas da rede, os pais ou responsáveis deverão comparecer a escola designada, em até três dias úteis, para entregar os documentos do estudante e confirmar a matrícula, uma vez que o processo só será concluído após a entrega da documentação.
“Devem ser apresentados os documentos do aluno, como certidão de nascimento e cartão de vacina, se for menor de idade, além do comprovante de residência atual e documento de identificação dos pais ou responsável”.
A gerente destacou, ainda, que, no caso de alunos matriculados na Educação Especial, a matrícula só será confirmada com a apresentação de laudo médico, que comprove a deficiência indicada no ato da reserva de vaga.
Documentos necessários
Documentos para a confirmação da matrícula: comprovante de escolaridade original, guia de transferência, histórico escolar ou declaração de transferência com validade de 30 dias; certidão de nascimento (original e cópia); CPF e RG (original e cópia) do responsável pelo aluno menor de idade.
Para os alunos maiores de 18 anos, de qualquer modalidade de ensino, será obrigatória a apresentação de comprovante de residência (cópia do último mês que anteceder a matrícula); cartão de vacinação (cópia); duas fotos 3X4 recentes do aluno e documento de identificação com foto (original e cópia) do responsável pela matrícula.
Confira abaixo a nota da Seduc
NOTA
Começou na madrugada de hoje (13/01) a reserva de vaga de novos alunos, reingresso e desistentes das redes estadual e municipal de ensino. O volume de usuários tentando acessar ao mesmo tempo o sistema causou lentidão e indisponibilidade momentâneos, mas a equipe de técnicos da Prodam que estava de plantão trabalhou na solução e o site e o aplicativo voltaram a funcionar normalmente. Por volta das 4h da madrugada 20 mil pessoas já haviam realizado o processo. De acordo, ainda com dados da Prodam, até o momento já foram realizados mais de 42 mil reservas somando web e mobile, nas redes estadual e municipal.
No momento site e aplicativo estão funcionando normalmente.