MANAUS – O presidente da OBA (Ordem dos Advogados do Brasil), seccional Amazonas, Marco Aurélio Choy, solicitou à presidência do TJAM (Tribunal de Justiça do Amazonas), o restabelecimento dos prazos processuais relativos aos dias 19 e 20 de janeiro. Eles não puderam ser cumpridos em decorrência de problemas de identificação no DNS (sigla em inglês para sistema de nomes de domínios) da empresa NET, que impossibilitou o acesso ao site do tribunal.
O problema oriundo da NET os impediu, de acordo com Choy, de “adentrar o sítio eletrônico do TJAM e acessar os autos virtuais”, impedindo-os, consequentemente, de cumprir os prazos em curso e com término nas referidas datas.
Segundo carta enviada nesta quarta-feira, 20, pelo advogado, à presidente do TJAM, desembargadora Graça Figueiredo, ele explica que a maioria das pessoas físicas e jurídicas de Manaus utilizam os serviços da empresa NET para acesso à internet, o que inclui os advogados da cidade.
“Embora tenhamos constatado que o acesso ao sítio do TJAM é possível com a utilização de outros provedores de internet (Claro, Vivo e Embratel), é cediço que em razão da impossibilidade de contratação de serviços de internet em duplicidade pelos advogados, não tem sido possível o cumprimento dos prazos em trâmite”, informou o presidente da OAB.
Sendo assim, ele solicitou a dilatação dos prazos e a emissão de certidão de indisponibilidade do sistema até que fique comprovada a regularização dos serviços da NET tanto pelo TJAM quando pela OAB.
A equipe do AMAZONAS ATUAL tentou contato com a NET pelo telefone disponível no site (0800 200 0909) e pelo número indicado através deste (10621) para obter maiores informações sobre o ocorrido, mas não obteve sucesso.