Prefeitura cria no dia 5 de junho a Área de Proteção Sauim-de-Manaus

Área de Proteção Ambiental pretende proteger o sauim-de-coleira na zona norte de Manaus (Foto: Ibama/Divulgação)

Da Redação

MANAUS – O decreto que oficializa a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Sauim-de-Manaus será assinado pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. O anúncio foi feito durante a Consulta Pública Presencial, realizada na manhã de sábado, 12, na Escola Municipal Jornalista Sabah Raposo, no bairro do Manoa, na zona Norte, com a finalidade de reunir propostas dos diversos segmentos da sociedade ao projeto de criação da APA Sauim.

O evento reuniu 82 pessoas, entre representantes de instituições públicas e privadas e moradores das áreas incluídas no perímetro da APA, que tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes a proposta da nova unidade de conservação e dar sugestões ao projeto.

A APA tem como principal finalidade garantir a preservação do sauim-de-coleira, espécie de primata endêmica de Manaus, criticamente ameaçada de extinção. O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, destacou a importância do processo de criação da APA Sauim-de-Manaus para o Brasil e o Mundo. A APA Sauim será a primeira do País criada com a finalidade de servir à conservação de uma espécie silvestre endêmica.

Além da consulta presencial, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) estará realizando também até o próximo dia 16 uma consulta on-line para dar oportunidade à população de contribuir com o processo, tornando-o o mais participativo possível. Os interessados devem acessar semmas.manaus.am.gov.br, no link Consulta Pública APA Sauim-de-Manaus.

Seja o primeiro a comentar on "Prefeitura cria no dia 5 de junho a Área de Proteção Sauim-de-Manaus"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.