Por enquanto, três grupos políticos disputam o Governo do Amazonas

Amazonino Mendes, Omar Aziz e David Almeida

Amazonino Mendes, Omar Aziz e David Almeida são pré-candidatos a governador do Amazonas (Fotos: Divulgação)

MANAUS – Amazonino Mendes (PDT), Omar Aziz (PSD) e David Almeida (PSB), por enquanto, encabeçam as chapas da eleição majoritária para governador do Amazonas. Outros candidatos com menor articulação política, como Júnior Brasil, da Rede Sustentabilidade, também vão participar, mas a polarização deve se dar entre esses três grupos representados pelos três políticos.

As candidaturas para o Senado também estão praticamente definidas nesses grupos. Com Amazonino, o desenho político atual mostra o senador Eduardo Braga (MDB) e Bosco Saraiva (Solidariedade) brigando pelas duas vagas. Com Omar Aziz devem ir para a disputa Pauderney Avelino (DEM) e Alfredo Nascimento (PR). E no grupo de David Almeida, Vanessa Grazziotin (PCdoB) e Francisco Praciano (PT).

O que não está definido em nenhum dos grupos é o candidato a vice-governador. Amazonino quer Rebecca Garica (PP) e já conseguiu avanços trazendo o PP para o seu lado. O partido de Rebecca, agora, tem o líder do governo na Assembleia Legislativa.

Omar Aziz pode ser obrigado a ficar com um nome do PSDB, e não está descartada a candidatura de Arthur Virgílio Bisneto. No entanto, um novo nome aparece no cenário, o de Wilson Lima (PV), apoiado pelo grupo Calderaro de Comunicação, mas é uma candidatura que não deve passar de balão de ensaio. Lima pode se tornar vice de Omar até as convenções.

No grupo de David Almeida é que a situação está mais indefinida. Cogita-se um nome do PT ou do PCdoB, mas por enquanto nenhum dos partidos definiu candidato. A decisão só será tomada entre julho e agosto.

Como no Amazonas, em toda eleição, as surpresas acontecem na véspera das convenções, nada do que está desenhado até agora pode ser impresso. Mudanças drásticas podem ocorrer até o dia 5 de agosto, quando se encerra o prazo para as convenções.

Há apostas de que um desses grupos vai se desintegrar, e ficariam apenas dois, como tem ocorrido nos últimos anos.

Seja o primeiro a comentar on "Por enquanto, três grupos políticos disputam o Governo do Amazonas"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.