MP aguarda laudo para decidir se pede suspensão das obras do Itaquerão

Fifa e Comitê Organizador Local da Copa lamentaram as mortes de dois operários que trabalhavam na construção do estádio

Peça do telhado do estádio desprendeu-se do guindaste e caiu sobre a arquibancada do estádio que está sendo construído para a Copa do Mundo de 2014 / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

SÃO PAULO – O Ministério Público de São Paulo informou que irá aguardar laudo da Polícia Científica para decidir se irá pedir a suspensão das obras do estádio do Corinthians, em Itaquera, na zona leste, após a queda hoje (27) de uma grua no canteiro ter causado, até o momento, duas mortes e deixado um ferido. O órgão informou que aguardará o laudo para avaliar quais medidas serão efetivamente adotadas.

“Somente se os elementos técnicos indicarem a necessidade da suspensão das obras é que a promotoria adotará providências para que a construção seja paralisada, até que sejam eliminados quaisquer riscos para o seu prosseguimento”, diz comunicado do MP. O laudo será requisitado a partir de um inquérito, que já estava em andamento, que apura as condições de segurança no canteiro e os impactos das obras no entorno do estádio.

Estava agendada, inclusive, uma reunião com o advogado do Corinthians para discutir irregularidades no projeto de combate à incêndio do estádio. O relatório do Corpo de Bombeiros aponta 50 inconformidades, como falta de escadas protegidas, detectores de fogo e número de hidrantes inferior ao necessário.

Fifa lamenta as mortes

Em nota divulgada no site da entidade, a Fifa divulgou nota que chamou de “pronunciamento sobre o acidente na Arena de São Paulo”. “A Fifa e o Comitê Organizador Local lamentam, com grande tristeza, as mortes dos trabalhadores no local da Arena de São Paulo, na capital paulista. Queremos enviar nossas sinceras condolências às famílias dos operários que morreram tragicamente hoje”, diz o documento.

A entidade também diz que a segurança dos trabalhadores “é de alta prioridade” para a Fifa, o COL e o governo federal. “Sabemos que a segurança de todos os trabalhadores tem sido sempre de suma importância para todas as companhias encarregadas da construção dos 12 estádios da Copa do Mundo da Fifa 2014”.

Por fim, a Fifa diz que as autoridades locais irão investigar os motivos que levaram ao acidente. “Por favor, entenda que não estamos na posição de fazer comentários adicionais, já que estamos esperando por mais detalhes. Assim que a Fifa receber mais informações, enviaremos uma atualização”, diz a nota.

Seja o primeiro a comentar on "MP aguarda laudo para decidir se pede suspensão das obras do Itaquerão"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.