'Manaus: Realidade e contrastes sociais' tem adição atualizada

MANAUS – “Manaus: Realidade e contrastes sociais” chega a sua segunda edição com informações mais específicas acerca dos indicadores sociais da cidade. A obra apresenta o resultado da pesquisa “Exclusão Social em Manaus-AM, 2000-2010” realizada pela Cáritas, com o apoio financeiro e institucional do Serviço de Ação, Reflexão e Educação Social (Sares). Trata-se da atualização dos dados do estudo homônimo abrangendo o período 2000 – 2004, e publicado em 2005, pela Editora Valer.

O leitor poderá fazer comparações de como estão evoluindo os indicadores sociais da cidade de Manaus, com informações de fontes seguras, tais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa analisa indicadores socioeconômicos que permitem entender os processos e mudanças que atravessaram a realidade social da capital do Estado do Amazonas na década passada (2000-2010), completando o panorama iniciado com a 1a edição.

“Manaus: Realidade e contrastes sociais” está dividido em duas partes. A primeira aborda os temas estruturantes: Trabalho e Renda, Educação, Habitação, Urbanização. E, na segunda, são enfocados ângulos da exclusão social: Crianças e Adolescentes, Mulheres, Homossexuais, Pessoas em Situação de Rua, Trabalho Informal, Violência Urbana e Indígenas.

Na primeira parte do livro, foram atualizados aspectos do Capítulo “Manaus: Características gerais da cidade e da população”, e os itens Trabalho e Renda, Educação, e Habitação e Urbanização. Na segunda parte, ocorreu a atualização integral dos Itens Mulheres e Pessoas em Situação de Rua. Parcialmente, foram atualizados os Itens Crianças e Adolescentes e Trabalho Informal. Houve a inclusão do item “Os Indígenas e seu lugar na cidade de Manaus”, no qual aborda a situação da população nativa domiciliada em Manaus, que enfrenta as adversidades da vida urbana, somada aos desafios de sua afirmação como grupo étnico.

De acordo com autora, no prefácio, o objetivo do livro é “traçar um diagnóstico atualizado sobre a realidade social da capital amazonense no novo milênio. Que este contribua para subsidiar a prática de todos aqueles que buscam a construção de uma cidade justa e democrática – gestores, militantes de movimentos sociais, religiosos, pesquisadores, estudiosos, dentre outros –, no qual a desmercantilização seja a diretriz orientadora”.

Sobre a autora

Norma Bentes é bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará – UFPA e Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, onde atualmente realiza curso de Doutorado.

 

Evento: Lançamento de livro

Título: Manaus: realidade e contrastes sociais

Autora: Norma Bentes

Páginas: 193

Data: 8 de fevereiro de 2014 (sábado)

Horário: 10h

Local: Livraria Valer – Avenida Ramos Ferreira, 1195 ─ Centro

Seja o primeiro a comentar on "'Manaus: Realidade e contrastes sociais' tem adição atualizada"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.