Manaus participa de desafio mundial para divulgar natureza nas cidades

Fotos de rios, animais e plantas vão compor mural sobre a natureza nas cidades (Foto: Marli Magalhães/Divulgação)

Da Redação

MANAUS – Manaus vai participar pela primeira vez do ‘Desafio Natureza nas Cidades 2018’, evento promovido pela iNaturalist para divulgar e conservar a natureza urbana. A mobilização envolve fotos e vídeos de animais, plantas e rios. As atividades ocorrerão entre os dias 27 e 30 deste mês. A capital do Amazonas é uma das 65 cidades do mundo participante evento.

A estimativa dos organizadores é reunir mais de 500 mil fotografias de pelo menos 10 mil participantes. Os registros contendo nomes e localidades das espécies serão depositados no Sistema Global de Informação sobre Biodiversidade, uma organização internacional dedicada à disponibilização de dados sobre biodiversidade.

“Seria impossível para os cientistas investigar todos os bairros e ruas de Manaus, por esse motivo o apoio do público é imprescindível”, explica a coordenadora do evento em Manaus, a bióloga Helena Aguiar, doutora em Ecologia pelo Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), Helena Aguiar. A ação tem a colaboração da pesquisadora Fernanda Werneck, embaixadora do evento na capital amazonense.

Para Aguiar, que estuda o gavião-real, Manaus está inserida no coração da Amazônia, numa área repleta de biodiversidade, mas, ainda assim, os habitantes não deixam de estar em uma das maiores metrópoles brasileiras e, por este motivo, nem sempre estão atentos às maravilhas da natureza.

A ecóloga explica que um dos objetivos do ‘Desafio Natureza nas Cidades’ é reconectar as pessoas à natureza presente nas cidades, empoderando o conhecimento e a valorização da biodiversidade local, além da integração de pessoas apaixonadas pela natureza. “Neste aspecto a ciência cidadã é essencial, pois empodera todas as pessoas para agir em prol da conservação de forma direta e ativa”, disse.  

A pesquisadora do Inpa alerta sobre os efeitos das mudanças climáticas nos riscos de extinção e capacidade adaptativa das espécies de lagartos da Amazônia, do Cerrado e da zona de transição entre esses biomas. No ano passado, ela foi uma das 15 agraciadas na edição internacional da premiação Rising Talents. No ano anterior, Werneck venceu o prêmio Para Mulheres na Ciência, pela L’Oréal, juntamente com a Unesco e a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

“Todos os cidadãos de Manaus poderão se envolver com este trabalho, tornando-se cidadãos-cientistas e participando do Desafio Natureza nas Cidades”, diz Aguiar. “A ciência cidadã tem como um dos seus pilares aproximar as pessoas da ciência e mostrar que todos podem contribuir mesmo em seus cotidianos e que a ciência é um bem comum de todos”, explica.

Este ano, sete grandes metrópoles brasileiras estarão participando do Desafio, incluindo Manaus (AM), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Campo Grande (MS), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC).

Como participar

  1. Primeiro encontre animais, plantas e outros organismo. Qualquer tipo de planta, árvore, orquídea, capins, entre outras, além de musgos, fungos, líquens ou qualquer tipo de animal (aves, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes, moluscos, insetos, aracnídeos, vermes, protozoários), basicamente qualquer forma de vida nativa de sua região, incluindo evidências de vida selvagem (pegadas, conchas, penas, pelos e até animais mortos).
  2. Tire uma foto do que encontrou. É essencial que você registre a sua descoberta com uma fotografia e, principalmente, anote o lugar exato de sua observação. O modo mais fácil é utilizando o aplicativo oficial, mas você pode também utilizar sua câmera fotográfica e subir as imagens e dados da localização do registro no portal iNaturalist. 

3. Inclua suas observações na página de sua cidade. Faça o upload de suas observações na plataforma iNaturalist, durante os dias do evento (27 a 30 de abril). Acesse a aba cidades do site (www.desafionaturezanascidades.com.br) e envie seus registros diretamente pra a área exclusiva de sua cidade inscrita na competição. Você poderá enviar as suas imagens criando uma conta na plataforma de compartilhamento de dados do iNaturalist ou diretamente pelo smartphone através do aplicativo.

Seja o primeiro a comentar on "Manaus participa de desafio mundial para divulgar natureza nas cidades"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.