Japonês da canoagem é suspenso por 8 anos por provocar doping em rival

Yasuhiro Suzuki foi suspenso por provocar doping em rival da canoagem do próprio país (Foto: The Japan Times News/Reprodução)

Yasuhiro Suzuki foi suspenso por provocar doping em rival da canoagem do próprio país (Foto: The Japan Times News/Reprodução)

Do Estadão Conteúdo

SÃO PAULO – A Agência Antidoping do Japão revelou um caso incomum de doping nesta terça-feira, 8. Yasuhiro Suzuki, da canoagem, foi suspenso por oito anos por ter provocado o doping de um rival no Campeonato Nacional do ano passado, disputado em setembro.

De acordo com a entidade, Suzuki admitiu que ‘batizou’ uma bebida do compatriota Seiji Komatsu com esteroides anabolizantes provocando o resultado positivo no teste realizado pelo rival nas semanas seguintes.

A Federação de Canoagem do Japão iniciou a investigação quando Komatsu testou positivo, mas insistiu em negar qualquer consumo de substâncias proibidas. Durante a apuração do caso, Suzuki admitiu que colocou o esteroide, totalmente proibido pela Wada (Agência Mundial Antidoping) em uma bebida de Komatsu.

Trata-se do primeiro caso em que um atleta falha num teste antidoping por conta de contaminação deliberada, segundo a agência japonesa.

Yasuhiro Suzuki tem como um dos seus melhores resultados no caiaque a medalha de bronze obtida na prova K1 1000 metros nos Jogos Asiáticos de 2010.

Seja o primeiro a comentar on "Japonês da canoagem é suspenso por 8 anos por provocar doping em rival"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.