Índice sobre nível de atividade nos três setores da economia cai 0,9%

Eletroeletrônicos dominam os indicadores da atividade industrial em Manaus (Foto: Fieam/Divulgação)

Em 12 meses encerrados em julho, a retração ficou em 5,65% (Foto: Fieam/Divulgação)

BRASÍLIA – O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) caiu 0,09% em julho, comparado a junho. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 19, pelo Banco Central.

Na comparação entre julho deste ano e julho de 2015, houve queda de 5,20%, de acordo com os dados sem ajustes, já que são períodos iguais na comparação. Em 12 meses encerrados em julho, a retração ficou em 5,65% (com ajuste -5,61%) e no ano, em 5,29% (com ajuste -5,53%).

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o Banco Central a tomar decisões sobre a taxa básica de juros (Selic).

O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária, além do volume de impostos. Porém, o indicador oficial sobre o desempenho da economia é o Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

(Da Agência Brasil)

Seja o primeiro a comentar on "Índice sobre nível de atividade nos três setores da economia cai 0,9%"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.