Henrique Martins vence nos 50m borboleta e dá ao Brasil 1º ouro na Universíada

085567

A marca de Martins neste domingo chamou a atenção por ter a terceira melhor da prova neste ano (Foto: Divulgação/CBDA)

O nadador Henrique Martins conquistou neste domingo a primeira medalha de ouro do Brasil no Universíada, espécie de Olimpíada do esporte universitário. O atleta de 23 anos ganhou a prova dos 50 metros borboleta em Gwangju, na Coreia do Sul, onde a competição é disputada.

Para subir ao lugar mais alto do pódio, Martins superou o bielo-russo Youhen Tsurkin, que registrou o tempo de 23s44, e o italiano Piero Codia, com 23s48. O brasileiro ainda disputará as provas de 100 metros borboleta e 50m e 100m livre.

A marca de Martins neste domingo chamou a atenção por ter a terceira melhor da prova neste ano. O brasileiro só ficou atrás dos compatriotas Nicholas Santos (22s90) e Cesar Cielo (23s11). O tempo de 23s22 também é a melhor marca pessoal de Martins nos 50m borboleta.

A medalha na natação foi a segunda do Brasil na competição, que teve início no dia 3. Nesta madrugada, o judoca Gustavo Assis faturou o bronze ao vencer o checo David Klammert por ippon na decisão de terceiro lugar na categoria até 90kg.

“Estou muito feliz com a medalha, afinal a Universíada é uma experiência olímpica, uma competição maravilhosa, forte e nos padrões dos Jogos Olímpicos. Sinto que é mais um passo dado na busca de uma vaga olímpica”, comemorou Assis. Em seu caminho até o pódio, o judoca venceu três confrontos. E foi derrotado apenas na semifinal, pelo russo Khusen Khalmurzaev.

Ainda neste domingo, Rafael Macedo (categoria até 81kg) e Amanda Oliveira (até 70kg) chegaram até a disputa pelo bronze. Mas não tiveram sucesso. Jéssica Santos (até 63kg) foi eliminada nas oitavas de final.

(Estadão Conteúdo/ATUAL)

 

Seja o primeiro a comentar on "Henrique Martins vence nos 50m borboleta e dá ao Brasil 1º ouro na Universíada"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.