Com a assinatura do acordo o Estado se torna fiador da Prefeitura de Manaus em empréstimo de R$ 227 milhões
O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus firmaram um convênio de cooperação técnico-financeira (nº 024/2013) para a implantação do Programa de Mobilidade Urbana para Manaus, que inclui o sistema de monotrilho e o sistema bus rapid transit (BRT).
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Hissa Abrahão, o convênio foi uma exigência da Caixa Econômica Federal para a liberação de empréstimo à Prefeitura de Manaus. “Para a liberação do recurso, precisávamos do aval do Governo do Estado”, disse Abrahão.
O convênio foi firmado entre a Secretaria de Estado de Infraestrutura e a Secretaria Municipal de Infraestrutura. De acordo com Hissa Abrahão, a Caixa Econômica Federal vai conceder empréstimo de R$ 227 milhões para a obra do BRT, que será construído desde a zona leste de Manaus até o Centro Histórico. O Monotrilho, que já está sendo construído pelo governo do Estado, terá um traçado de 23 quilômetros, desde a zona norte até o Centro.
Desperdício
As paradas de ônibus do antigo Expresso, que a prefeitura está reformando, serão destruídas, depois da Copa do Mundo de 2014, para dar lugar aos novos projetos de mobilidade urbana. “Nós só estamos reformando as plataformas do quadrilátero da Copa para não ficar feio para os visitantes durante os jogos”, justificou o secretário municipal.
Na zona leste, que está fora do quadrilátero da Copa, a prefeitura começou a reforma pelas plataformas da Avenida Autaz Mirim, entre os bairros Jorge Teixeira e São José Operário. As reformas dos abrigos vão consumir cerca de R$ 2,5 milhões.
O traçado do BRT feito pelo ex-prefeito Amazonino Mendes também sofrerá alterações. De acordo com Hissa Abrahão, a pista do sistema será construída na Avenida Autaz Mirim. No projeto original, Amazonino iria desapropriar cerca de 900 imóveis de ruas paralelas à Autaz Mirim, desde o bairro Amazonino Mendes até as proximidades do Shopping São José.