Garantido recontrata artista Jair Mendes que estava no Caprichoso

Jair Mendes levou a técnica das alegorias de Parintins para as escolas de samba do Rio de Janeiro (Foto: Paulo Sicsú/Divulgação)

Jair Mendes levou a técnica das alegorias de Parintins para as escolas de samba do Rio de Janeiro (Foto: Paulo Sicsú/Divulgação)

MANAUS – Nesta segunda-feira, 14, a diretoria da Associação Folclórica Boi Bumba Garantido (AFBBG) anunciou a contratação do artista que é considerado uma lenda dos grandes espetáculos populares do Brasil: Jair Mendes ou Mestre Jair.

A boa nova para os torcedores do Garantido é uma dívida política. Tirar Jair Mendes do macacão azul foi promessa da campanha de Adelson Albuquerque e Fábio Cardoso. Promessa feita, promessa cumprida.

Não é segredo para ninguém, em Parintins, que ele quer encerrar sua carreira no boi de coração na testa. “Um desejo que não pode ser negado a alguém com a estatura artística e histórica do velho mestre. Anunciamos a sua volta com alegria, o que é na verdade, um presente à toda Nação Vermelha e Branca. Estamos em festa e emocionados”, declarou Fábio Cardoso, vice- presidente da AFBBG.

Jair fala de sua trajetória lembrando que começou a pintar no Garantido aos 15 anos pelas mãos de Lindolfo Monteverde e depois, já adulto pintava e fabricava camisas para ajudar a comprar material para o Garantido fazer alegoria e o Boi. “Muitas vezes contava a minha esposa que alguém havia doado dinheiro ao Garantido. Era mentira. Era da venda de algum objeto nosso mesmo. Naquela época não tinha dinheiro do governo, da prefeitura, de patrocinadores. De ninguém. Tudo era feito com amor e paixão a brincadeira do Boi Garantido”, recorda.

Mestre Lindolfo reafirma seu amor ao “Boi do Povão”. ” Amo esse boi Garantido e, mesmo no Caprichoso esses anos, nunca deixei de assistir, mesmo pela televisão a apresentação do Garantido. Com ajuda de todos os demais artistas quero fazer um grande festival em 2017″, enfatiza.

O criador voltou

Quase tudo do que é apresentado hoje, pelos bois bumbás, em Parintins foi Jair Mendes quem criou. Mestre Jair influenciou todas as gerações de artistas do Festival, independente de ser Garantido ou Caprichoso. Todos prestam reverências ao homem que revolucionou o evento.

No início dos anos 1970 conheceu o carnaval do Rio de Janeiro e voltou à Parintins disposto a colocar alegorias no festival, mas, com um “toque parintinense”. Criou então as primeiras obras para o evento. Anos depois, as estruturas não seriam simplesmente carros imóveis, teriam movimento usando uma técnica, que posteriormente faria o caminho inverso e seria levada ao Rio de Janeiro. Tudo com engrenagens manuais.

A primeira invenção de Jair Mendes foi a “Lenda da Cobra Grande”.

Ele também é responsável pelo “boi de pano” ter movimentos, mexendo a cabeça, rabo e orelhas. Tal técnica criada nos anos 1980 ficou conhecida como “Boi Biônico”, referência ao seriado norte-americano “O homem Biônico”, muito popular na época. As duas “invenções” foram introduzidas primeiramente no “Boi do Povão”.

Jair foi presidente do boi Garantido no início dos anos 1990.

This site is using SEO Baclinks plugin created by InfoMotru.ro and Locco.Ro

1 Comentário on "Garantido recontrata artista Jair Mendes que estava no Caprichoso"

  1. Oi meu nome, e dil trabalho com fantasia, faço ferragens e aderecagen, se Vc aí d Parintins estiver precisando de proficiocais faço ferragem também caso se enternece tenho tempo Pará ir Pará Parintins se preciso for Pará fazer o trabalho aí meu contato Zapp 21 996659434

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.