Festival de Ópera começa no sábado em Manaus e este ano tem estreia nacional

Coral do Amazonas participará de espetáculos no Festival de Ópera (Foto: Michael Dantas/SEC)

Coral do Amazonas participará de espetáculos no Festival de Ópera (Foto: Michael Dantas/SEC)

Da Redação

MANAUS – O 21ª Festival Amazonas de Ópera (FAO), que começa neste sábado, 28, e termina no dia 2 de junho, terá apresentações no Teatro Amazonas, recitais no interior, concertos temáticos, exposições, intervenções artísticas, apresentações em formato pocket e até ópera delivery. São 28 apresentações em Manaus e municípios do interior do Estado.

A ópera ‘Faust’, de Charles Gounod, abre a programação no sábado com homenagem ao compositor francês. Com três horas de duração, o espetáculo narra a história do Doutor Faust que vende a alma para o diabo Mephistopheles, na tentativa de voltar à juventude e conquistar o amor de Marguerite. A ópera conta com um elenco internacional formado pela soprano francesa Isabelle Sabrié; o tenor italiano Alessandro Luciano, como Faust; e o baixo-barítono cubano Homero Perez, como Mephistopheles. ‘Faust’ também será apresentada nos dia 4 e 5 de maio, com o Coral do Amazonas e Orquestra Amazonas Filarmônica.

No domingo, a atração é ‘Dessana, Dessana’, do amazonense Adelson Santos. A ópera, que conta o mito do começo do mundo por meio da tradição do povo Dessana, tem duas horas de duração.

No dia 27 de maio, o Teatro Amazonas será palco da estreia mundial de ‘Kawah Ijen’, do compositor brasileiro João Guilherme Ripper, que foi encomendada especialmente para o FAO. A história se passa nos arredores do vulcão Kawah Ijen, na Indonésia, onde o dono de uma mineradora enriquece às custas da exploração dos habitantes da vila. Obrigados a chegar até as profundezas da cratera para recolher as melhores pedras de enxofre, os mineiros acabam por inalar o gás venenoso que os vitima ainda jovens. Graças ao pacto com a divindade do vulcão, o dono é protegido das constantes revoltas e ameaças do povo. Entretanto, uma inesperada reviravolta acontece quando ele cobiça e violenta uma jovem da vila que dará luz aquele que mudará o destino de todos e do vulcão.

“Encaramos o FAO como um grande investimento para o nosso desenvolvimento cultural, principalmente para o desenvolvimento da economia criativa que gira em torno da produção do Festival de Ópera, que emprega as pessoas que trabalham na confecção dos figurinos, cenários e artistas que se formam, veem perspectivas de crescimento, integram nossos Corpos Artísticos e se apresentam no Teatro Amazonas, disse o secretário de Cultura Denilson Novo.

Os ingressos para as apresentações estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas e no site www.aloingressos.com.br, com valores que vão de R$ 5 a R$ 60.

Seja o primeiro a comentar on "Festival de Ópera começa no sábado em Manaus e este ano tem estreia nacional"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.