Delegacia Interativa em Manaus já pode ser acessada pelo celular

Delegacia Interativa PC (Foto: Ismael Neves/FPS/Divulgação)

Serviços da Delegacia Interativa já podem ser acessados pelo celular (Foto: Ismael Neves/FPS/Divulgação)

Da Redação

MANAUS – Agora com acesso também pelo smartphone, a Delegacia Interativa da Polícia Civil do Amazonas pretende tornar mais rápido os serviços de registros de Boletim de Ocorrência (BO), formulário para solicitação de bloqueio de celular roubado, furtado ou extraviado e consulta para saber se o celular está bloqueado. O novo site foi lançado nesta sexta-feira: www.delegaciainterativa.am.gov.br.

Em 2016, 40% das ocorrências foram registradas pela internet na Delegacia Interativa. A expectativa é que o número salte para 80%, neste ano. São mil registros de ocorrências por dia, revelou o delegado Gesson Aguiar. Entre os casos estão perda e extravio de objetos e documentos, acidentes de trânsito sem vítima, furto e roubo, abandono de lar, perturbação da tranquilidade.

“Agora com o novo site, a população também poderá registrar os crimes de ameaça (exceto casos relacionados à Lei Maria da Penha), os crimes contra a honra, calúnia, injúria ou difamação (exceto relacionado a preconceito) e outras ocorrências não criminais”, disse Gesson Aguiar.

Quem tiver o seu celular roubado, furtado ou extraviado, também poderá solicitar o bloqueio do aparelho através do site, preenchendo o formulário de solicitação de bloqueio, que é editável, e enviar para delegacia interativa no seu endereço eletrônico.

Facilidade

O diretor presidente da Prodam (Empresa de Processamento de Dados do Amazonas), Márcio Silva de Lira, explica que a nova página vai ajudar a população a identificar melhor os tipos de ocorrências que deseja registrar, como nos casos de roubos e furtos, tipos que ainda causam confusão na hora de realizar o registro do boletim de ocorrência na internet.

Neste caso, por exemplo, o sistema se tornou mais interativo, conversa com o usuário solicitando que o mesmo escolha uma das opções: se houve ameaça ou agressão física quando levaram meus pertences ou se não houve qualquer tipo de ameaça ou agressão física quando levaram meus pertences. E, dependendo da escolha, o sistema automaticamente o direciona para o tipo criminal correto, permitindo assim a confecção do boletim de ocorrência como se estivesse sendo atendido em uma delegacia pessoalmente.

O novo site atende o conceito do projeto Amazonas na Palma da Mão, previsto para ser lançado em junho e que vai reunir os principais serviços do Governo do Amazonas em um aplicativo para dispositivos móveis.

Seja o primeiro a comentar on "Delegacia Interativa em Manaus já pode ser acessada pelo celular"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.