David Almeida diz que extinção de secretaria causará prejuízo. Líder do governo nega

Presidente da ALE, David Almeida diz que não fica mais no PSD e que divergência com Amazonino não é pessoal (Foto: Dhyeizo Lemos/Divulgação)

Presidente da ALE, David Almeida diz que não fica mais no PSD e que divergência com Amazonino não é pessoal (Foto: Dhyeizo Lemos/Divulgação)

Por Henderson Martins, da Redação

MANAUS – A intenção do governador do Amazonas, Amazonino Mendes, em extinguir a CCGOV (Coordenadoria de Compras e Contratos Governamentais), gerou reação entre deputados da bancada de oposição na ALE (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas). O entendimento é de que a medida dificultará a fiscalização dos gastos do Estado.

O presidente da ALE, David Almeida (PSD), disse que a extinção da secretaria causará prejuízos à administração pública porque o órgão centraliza as compras do Estado. “As secretarias não têm capacidade técnica e nem conhecimento para fazer essas contratações. A CCGOV é constituída por servidores efetivos da Sefaz (Secretaria de Fazenda) com uma gratificação comissionada e eles são os responsáveis por centralizar as compras do Estado”, argumentou.

Conforme Almeida, a centralização otimiza a aplicação dos recursos. “Com o novo governo, as compras voltaram para a Sefaz e eu pedi para a base de governo rever a situação”, disse o deputado.

Reestruturação

O líder do governo na ALE, Dermilson Chagas (PEN), rebateu os argumentos de Almeida. Chagas disse a mudança dará autonomia e mais responsabilidade aos secretários. “É só um processo de reestruturação administrativa para que o Estado possa ter mais flexibilidade e possa trabalhar com mais segurança, cada um tomando conta e responsabilidade. Do jeito que estava, não existia o controle, e havia várias falhas no processo de licitações. Quando o governador (Amazonino Mendes) chegou no Estado, havia menos de 30% no estoque de medicamentos na Central de Medicamentos. Então, o governador tem que tomar as providências necessárias para resolver o problema”, disse.

Segundo Dermilson, a CCGOV é parte de um todo da administração e a atual gestão vem fazendo um trabalho positivo. “Esses pequenos detalhes, que vem acontecendo, é palco para oposição”, disse.

Seja o primeiro a comentar on "David Almeida diz que extinção de secretaria causará prejuízo. Líder do governo nega"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.