Corinthians já garante Libertadores e está com mão no título do Brasileirão

Giovanni Augusto marcou gol da vitória do Corinthians sobre o Atlético-PR (Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians)

Giovanni Augusto marcou gol da vitória do Corinthians sobre o Atlético-PR (Foto: Daniel Augusto Jr./Ag. Corinthians)

Do Estadão Conteúdo

SÃO PAULO – O Corinthians está com uma mão na taça do Campeonato Brasileiro. E, ao vencer o Atlético-PR por 1 a 0 no confronto disputado na noite dessa quarta-feira, 8, na Arena da Baixada, em Curitiba, o time já assegurou matematicamente a presença em mais uma edição da Copa Libertadores.

Com o resultado obtido na capital paranaense, o time comandado por Fábio Carille chegou aos 65 pontos e só pode ser alcançado por mais seis equipes, sendo que uma delas é o Cruzeiro, que já está garantido no torneio continental por ter sido campeão da Copa do Brasil. Desta forma, na mais improvável das hipóteses, no mínimo estará qualificado para a fase preliminar da edição de 2018 da competição sul-americana.

Os seis primeiros colocados do Brasileirão estarão qualificados para a Libertadores do ano que vem. Caso o Cruzeiro esteja entre eles, como é o caso no momento, o chamado G6 vai virar G7. Nos dois casos, o Corinthians já está garantido no torneio.

O Vasco é a primeira equipe fora do G-7, com 48 pontos, após triunfo por 2 a 1 sobre o Santos, também nessa quarta-feira. Restando 15 pontos em disputa nas últimas cinco rodadas, a equipe de Zé Ricardo pode chegar, no máximo, a 63 pontos. Caso o Cruzeiro deixe os seis primeiros lugares, quem ficaria com a última vaga é o Flamengo, que poderia alcançar os mesmos 65 do Corinthians, mas perderia no primeiro critério de desempate, que é o número de vitórias (teria 18 contra 19).

Para assegurar a classificação direta para a fases de grupos na Libertadores, sem se preocupar com os resultados dos seus adversários, o Corinthians precisa chegar aos 69 pontos. Com oito de vantagem sobre o vice-líder Grêmio, que no momento prioriza a final da atual edição da Libertadores diante do Lanús os corintianos voltarão a campo pelo Brasileirão no próximo sábado, 11, quando receberão o Avaí no Itaquerão. Em seguida, no mesmo local, terá pela frente o Fluminense, quarta-feira, quando já poderá ter chances de faturar o título nacional por antecipação.

Chance perdida

Já o Santos desperdiçou uma grande chance de reduzir a distância para o rival Corinthians. Jogando em casa, o time da Vila Belmiro saiu na frente do Vasco e vencia o jogo até os 39 minutos do segundo tempo. Mas acabou levando dois gols em apenas oito minutos, sofrendo a virada.

Com o resultado, o Santos caiu da vice-liderança para a terceira colocação e ainda viu a diferença para o líder aumentar de seis para nove pontos. O Grêmio voltou à segunda colocação ao vencer a Ponte Preta por 1 a 0, também nessa quarta.

Flamengo

Diante de um público pequeno – pouco mais de sete mil torcedores -, o Flamengo venceu o Cruzeiro por 2 a 0, nessa quarta-feira, no estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro. O resultado serviu para reabilitar o time carioca da derrota para o Grêmio, no Sul, mas o deixou na mesma posição na tabela de classificação, em sétimo lugar, com 50 pontos.

O Cruzeiro vinha de vitória magra, em Belo Horizonte, sobre o Atlético Paranaense. Mas jogou muito mal e se mostrou desinteressado, perdendo a quinta posição para o Botafogo, que bateu o Sport no Recife. Os dois times têm os mesmos 51 pontos, 14 vitórias e sete de saldo de gols. Mas os cariocas levam vantagem no número de gols marcados: 42 a 39.

Seja o primeiro a comentar on "Corinthians já garante Libertadores e está com mão no título do Brasileirão"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.