Cine Museu Amazônico homenageia o ventríloquo Oscarino

A exibição do filme é uma homenagem ao ventríloquo que, durante 61 anos, manuseou o boneco Peteleco, produzido por ele.(Foto: Divulgação)

Da Redação

MANAUS – Com o intuito de homenagear o artista Oscarino Varjão, falecido recentemente, o Cine Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vai exibir, nesta quinta-feira, 3, o documentário ‘Oscarino e Peteleco’, do diretor amazonense Anderson Mendes. As sessões são gratuitas e abertas ao público, das 10 às 11h e das 15 às 16h. O Museu Amazônico é localizado na Rua Ramos Ferreira, 1036 – Centro.

A exibição do filme é uma homenagem ao ventríloquo do Amazonas que, durante 61 anos manuseou o boneco Peteleco, produzido por ele, ainda quando jovem. O filme tem dez minutos de duração e narra, de maneira íntima, a relação do criador com a criatura. O documentário marca o último ano de vida de Oscarino e se tornou um dos poucos registros biográficos da dupla.

O projeto de cinema é uma das ações da Divisão de Difusão Cultural do Museu da Ufam. Coordenada por Thiago Morais, a iniciativa busca estabelecer o diálogo com a sociedade, mediante a linguagem do audiovisual para favorecer a produção e a divulgação do conhecimento científico em suas articulações com as artes visuais do cinema e suas expressões. Os filmes exibidos são produções de artistas locais, alguns premiados em festivais de cinema. Nesse sentido, o Museu Amazônico deseja firmar-se como espaço alternativo de valorização da cultura amazonense.

Saiba mais

As sessões do Cine Museu Amazônico são realizadas sempre na primeira quinta-feira de cada mês, com início às 10h e às 15h. Após a apresentação dos curta-metragens amazonenses, ocorrem debates sobre a produção audiovisual com atores, diretores e equipe técnica responsável pelos filmes exibidos. Além das exibições do próximo dia 3, também haverá sessões nos dias 7/6; 5/7; 2/8; 13/9 e 4/10.

As sessões são gratuitas e abertas ao público em geral. O intuito é estreitar os laços com os visitantes do museu e contribuir para a sua educação cientifica.

Seja o primeiro a comentar on "Cine Museu Amazônico homenageia o ventríloquo Oscarino"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.