Cieam visita Embrapa Instrumentação

A visita do Cieam a São Carlos (SP), principalmente à Embrapa, relembra um precioso relacionamento que remete a 2014 quando este Centro da Indústria do Estado do Amazonas organizou, em conjunto com a FEA/USP, Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, o seminário ‘Amazônia, Cenários, Pioneiros e Utopias’, segunda parte do Seminário Pioneirismo e Empreendedorismo no Amazonas: o Futuro, realizado em Manaus, em 2013.  Vale lembrar que, na ocasião, reunimos 70 representantes da academia, instituição de ensino, pesquisa, fomento e demais atores do setor produtivo, e poder público, sob a coordenação do Cieam/Fieam, já em parceria com FEA/USP, tivemos um encerramento memorável da Mostra Pioneirismo e Empreendedorismo Brasileiro e o Estado do Amazonas.

Em 2014, o professor Silvio Crestana, que foi dirigente da Embrapa, no período de 2005-206, trouxe para o debate em SP, os desafios e oportunidades da bioeconomia com o CBA, Agronegócio e Biotecnologia, com ênfase em Piscicultura. E foi exatamente o Prof. Crestana, com quem estivemos em conexão, o anfitrião da visita ocorrida neste 6 e 7 de julho, na cidade de São Carlos, a capital de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, onde, além da Embrapa Instrumentação, fervilha a Universidade Federal de São Carlos e a Universidade de São Paulo.

Ali chegando, todos se sentem, imersos num megaparque tecnológico que reúne pesquisa, desenvolvimento e negócios, formando recursos humanos em alta patente científica e tecnológica, criando soluções inovadoras e confirmando a grandeza e o orgulho brasileiro dessa instituição chamada Embrapa e da contribuição desta cidade para o Brasil e para o mundo.

Parcerias em movimento

Esta visita à Embrapa Instrumentação, que incluiu rápida incursão pela USP e Ufscar, foi conduzida pelo conselheiro do Cieam Amauri Bianco, natural de São Carlos, e Alfredo Lopes, consultor da entidade. A missão representa mais uma etapa da ampliação de parcerias, que incluem FEA/USP, Fipe, visando esboçar a criação da Fipe/UEAAmazônia, FGV-Direito, Coalizão Brasil Clima, Insper, Instituto Escolhas, entre outros atores e mídias a quem buscamos apresentar, através do Cieam, os avanços, acertos e desafios da economia do Amazonas, uma Amazônia que progride com baixo carbono com a ZFM+50 anos, sua diversificação e interiorização, e demandas de integração.

Este leque de aliados, aos poucos, ajudam a consolidar o propósito de inserir o Amazonas e a ZFM no sumário da política industrial, ambiental, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, prestando contas da renúncia fiscal e identificando elos de integração colaborativa entre o setor produtivo local e suas múltiplas interfaces com o Brasil. Nessa última incursão no Sudeste, tivemos ainda o início dos preparativos do Dia do Amazonas na FGV, que ocorrerá na sede da unidade da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas, tendo por anfitrião seus dirigentes Oscar Vilhena e Eurico De Santi.

Esta iniciativa propõe 4 temas de apresentação do Amazonas: Segurança jurídica: investimentos e cidadania; Infraestrutura, governança e sustentabilidade; Incentivos fiscais: base constitucional e integração estratégica Amazônia: novos paradigmas de desenvolvimento sustentável. Foram sugeridos os nomes de Mauro Campbell, Oscar Vilhena, Denis Minev, Augusto César Rocha, Mauro Costa, Carlos Nobre, Niro Higuchi, Paulo Haddad, Jaques Marcovitch, Carlos Bueno, Paulo Artaxo, Silvio Crestana, entre muitos outros a consultar.

Instrumentação e PPBs

Com 31 pesquisadores de alto escalão, entre os quais físicos, engenheiros, químicos, a Embrapa Instrumentação é o retrato do patamar agro, bio, nanotecnológico, o sonho de seus fundadores e construtores, entre os quais Alysson Paulinelli e Roberto Rodrigues e o próprio Silvio Crestana, que ampliou a atuação internacional da empresa e que permitiu, ao longo de seus 45 anos, responder por 50% da balança comercial brasileira.

E não é apenas o agronegócio enquanto receita mas com foco permanente no equilíbrio ambiental climático. Somente a unidade de Instrumentação de São Carlos consolidou em pouco mais de três décadas 31 patentes concedidas, sendo 16 no Brasil e no Exterior. Na coordenação de redes nacionais de P&D, prioriza 5 grandes eixos de pesquisa: Automação e Agricultura de Precisão; Instrumentação para pós-colheita; Manejo e Conservação de Recursos Naturais; Nanotecnologia; Química e Tecnologia da Biomassa.

Além disso, tem estrutura e qualificação para acolher, atender ou encaminhar demandas de alta tecnologia em biomas tropicais. E nesse universo, os equipamentos/maquinários desenvolvidos, transformados em ferramentas cotidianas essenciais, são itens de novos produtos que podem ser fabricados no polo industrial de Manaus, autênticos PPBs indutivos, que o Cieam deverá listar e divulgar junto a investidores locais, nacionais e internacionais.

Drones da vida

Chamou a atenção, no contexto da atração de novas empresas para o Polo Industrial de Manaus, para a fabricação de drones, acoplados com os softwares da Embrapa Instrumentação, que processam grandes quantidade de imagens aéreas, obtidas pelos drones de vários modelos. Na floresta ou agricultura, o processamento primário e o mosaicamento, onde centenas de imagens são reunidas em um só, fazendo as devidas correções azimutais e removendo sobreposições e/ou redundâncias.

Dependo da aplicação desejada e da cultura, uma série de diagnósticos podem ser obtidos, Contagem de plantas; Previsão de safra; Determinação de falhas de plantio; Percentuais de áreas ocupadas pela cultura, solo exposto, palhada e plantas invasoras; Detecção de algumas doenças, utilizando câmera hiperespectral, analisando diferentes regiões dos espectros; Determinação do vigor da planta NDVI, disponibilidade de nitrogênio; Déficit de umidade, utilizando infravermelho. No caso das florestas nacionais e estaduais, eles permitem o MFS Manejo Florestal Sustentável com o controle, diagnóstico e avaliação dos impactos, ajustes necessários e contabilidade do estoque. A inovação tecnológica em favor da vida.

Esta Coluna é publicada às quartas, quintas e sextas-feiras, de responsabilidade do CIEAM. Editor responsável: Alfredo MR Lopes. cieam@cieam.com.br

Seja o primeiro a comentar on "Cieam visita Embrapa Instrumentação"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.