Cenário de véspera aponta vitória de David Almeida, candidato de Melo, para presidência da ALE

José Melo aposta todas as fichas na candidatura de David Almeida, do partido do senador Omar Aziz (Fotos: Divulgação)

José Melo aposta todas as fichas na candidatura de David Almeida, do partido do senador Omar Aziz (Fotos: Divulgação)

Por Rosiene Carvalho, da Redação

MANAUS – Se os deputados que declararam votos na sessão desta quarta-feira, 21, na ALE (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas) mantiverem a palavra nesta quinta, 22, o deputado David Almeida (PSD) deve se confirmar como o próximo presidente do Poder Legislativo do Estado. Onze deputados afirmaram individualmente ou por legenda que vão votar em David Almeida (veja lista abaixo), enquanto os deputados da oposição e os independentes silenciaram após a onda pró-candidato governista.

Há uma semana, o grupo de deputados da oposição e os da base insatisfeitos alardearam que  àquela altura contavam com 12 votos. Disseram que não podiam revelar os nomes em função da pressão de caciques políticos nas vésperas do pleito. Mas, a menos de 24 horas da eleição para a Mesa Diretora, ninguém sabe apontar com exatidão quem é o candidato deste grupo.

Havia uma expectativa de que os nomes mais fortes poderiam ser dos deputados Vicente Lopes (PMDB), Bosco Saraiva (PSDB) e Sidney Leite (Pros), que circulava entre oposição e situação. Nesta quarta-feira, nenhum dos três falou na tribuna sobre eleição.

Além dos onze votos declarados a David Almeida, há o voto do deputado José Ricardo (PT), que se lançou candidato e não demonstra qualquer intenção de desistir da disputa. Nos bastidores, nesta quarta, circulou a informação de que o outro deputado do PT na Casa, Sinésio Campos, poderia votar nele também como forma de não sinalizar lado. Na tarde da quarta-feira, um grupo dos insatisfeitos tentou convencê-lo a se juntar a eles para derrotar a chapa governista.

Outros deputados cotados como possibilidade de votar ou até de lançar candidatura no grupo da oposição conversaram, na tarde desta quarta-feira, como o governador José Melo. Só o deputado Platiny Soares se reuniu várias vezes com o governador nos últimos dias. Belarmino Lins (Pros), que na terça-feira, 20, na tribuna disse que havia chegado o “momento de pulsar os corações”, também se reuniu com Melo à tarde. A expectativa é que ele desista da candidatura em apoio a David Almeida.

Há ainda uma indefinição sobre o rumo político do deputado Sidney Leite (Pros). Aliado do governador, Sidney deixou a Sepror insatisfeito e de namoro com o PMDB. Nesta terça-feira, conseguiu aprovar emendas que turbinam o orçamento da pasta, dias após o governador afirmar que está de portas abertas para recebê-lo de volta.

Nos bastidores, a informação é que há muitas rusgas na relação dele e de e Melo. Porém,  com possibilidade de serem reparadas. Uma boa atadura, indicam interlocutores, seria a Seduc, pasta que há muito tempo é idealizada por Sidney Leite. Não se sabe se até a hora da eleição, o voto dele será tão importante assim para garantir a vitória do candidato de Melo à Mesa Diretora.

Há outros deputados insatisfeitos que, circulam na oposição, mas mantém cargos e favores no governo.

Bastidores

Os mesmos caciques políticos que atuaram fortemente nas eleições municipais fizeram intensa movimentação de bastidores, sendo que o governador José Melo (Pros) declarou publicamente, ao ATUAL, que ia entrar no jogo esta semana para juntar a base governista em torno de uma única candidatura. O senador Eduardo Braga confirmou que se reuniu com vários deputados e desconversou sobre a eleição da ALE.

Nos bastidores, a informação é de que os representantes do grupo de José Melo em Brasília, que saíram derrotados das urnas em 2016, – Omar Aziz (PSD), Pauderney Avelinno (DEM), Alfredo Nascimento (PR) e Silas Câmara (PRB) – se uniram para impedir uma vitória de Braga e Arthur Virgílio na mesa diretora da ALE.

Declararam votos em David Almeida

1 – Orlando Cidade

2 – Franciisco Souza

3-  Carlos Alberto,

4 – Josué Neto

5 – Ricardo Nicolau

6 – Serafim Corrêa

7 – David Almeida

8 – Abdala Fraxe

9 – Augusto Ferraz

10 – Sabá Reis

11 – Cabo Maciel

Seja o primeiro a comentar on "Cenário de véspera aponta vitória de David Almeida, candidato de Melo, para presidência da ALE"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.