Carreira e futuro, quais profissões estarão em alta nos próximos anos?

SÃO PAULO – Mutas pessoas defendem que daqui alguns anos algumas profissões serão extintas por causa do grande avanço tecnológico, há quem acredite que os robôs tomarão cada vez mais o espaço do trabalho humano. O que parecia futuro distante, já é realidade hoje. Dia desses passei na frente de um prédio onde o senhor que era porteiro há mais de vinte anos naquele local havia sito demitido e no lugar dele operava um sistema inteligente que fazia (segundo os moradores) um trabalho melhor e eficiente. Aí você pensa, “ah, mas se fosse eu, não concordaria em demitir o senhor para colocar um sistema”. Exceto pelo fato de que a taxa de condomínio diminuiu, mexeu no seu bolso? Facilitou? É o que importa.

Olhando por essa perspectiva nós jovens ficamos um pouco perdidos. Em que investir hoje para acertar na carreira correta amanhã? Ouso em dizer que não é uma tarefa fácil, afinal, vivemos em um planeta onde em cinco minutos uma coisa nova é inventada e a tecnologia avança sem que a gente consiga acompanhar. O que será que estará em alta daqui dez anos? De acordo com a Universidade de Kent e consultores de inovação, estas são algumas áreas e profissões que deverão ser demandadas em alguns anos.

Tecnologia

As profissões de Tecnologia da Informação estão e estarão sob demanda. De acordo com Rasquilha, consultor de inovação, profissionais como desenvolvedores de web e desenvolvedor de aplicativos, gestor de BigData e engenheiros e técnicos, que construirão estas máquinas, estão em grande expansão.

Segundo um estudo da Universidade de Kent, também já estão sob demanda consultores de segurança de TI, com a expansão do armazenamento em nuvem. “Com o crescimento do uso de internet e invasões hackers em sites, a segurança da web ganha papel importante no governo e organizações”, explica a Universidade.

Outras profissões demandadas ainda na área de tecnologia é o especialista em marketing digital, designer de efeitos especiais, designer 3D, engenheiro de redes sociais e piloto de drone.

Saúde

Luciane Aquino, consultora de inovação, diz que a saúde e medicina são áreas promissoras. “As pessoas temem o futuro com os robôs, mas eles trazem também excelentes notícias: as vidas das pessoas vão se prolongar, vamos ter cura para mais doenças, eles vão facilitar muito o nosso dia a dia”, disse a consultora de inovação de produto. “Este ano mesmo, a ciência deu um salto imenso ao conseguir editar o DNA de seres vivos. Isso é um marco e quer dizer que teremos controle de nossa evolução, de nossas doenças, seremos capazes de identificar células e melhorá-las.”

Segundo Aquino, a biotecnologia será a mais demandada. Ao site da Fast Company, o pesquisador e diretor do Instituto do Futuro, Devin Fidler, explica que a área de cuidados está em plena expansão e cita terapeuta ocupacional e cuidador. Além destas, outras em destaque são pesquisadores de células tronco, nutricionistas e nanotecnologia.

Turismo

Como os desenhos animados já previram, em pouco tempo haverá turismo no espaço e ele vai gerar muitos empregos diretos e indiretos.

Segundo a Universidade de Kent, diversas carreiras serão demandadas como a exobiologia, ou astrobiologia, que é o estudo da origem e evolução da vida no Universo, ou clínicos espaciais especializados nos efeitos da radiação e do desgaste muscular pela baixa ou falta de gravidade.

Energia e o meio ambiente

Com o aquecimento global cada vez mais em pauta, serão demandados especialistas em energias renováveis, engenheiros ambientais, biólogos e consultores de sustentabilidade e meio ambiente.

Muitas vezes achamos incondicional imaginar como será o “mundo online” daqui a 20, 50, 100 anos, porém, cada vez mais o mercado de trabalho incentiva e impulsiona as pessoas mais criativas e curiosas a se tornarem futuristas. É importante preocupar-se desde já e começar a investir em algo que certamente vai ter demanda nos próximos anos.

 

Seja o primeiro a comentar on "Carreira e futuro, quais profissões estarão em alta nos próximos anos?"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.