Interatividade e mobilidade são os argumentos usados pelos que abandonaram o site para investir em outras ferramentas na rede
MANAUS – Parte dos candidatos ao Governo do Amazonas abandoou na campanha deste ano o uso de sites e vai investir nas redes sociais, com especial atenção ao Facebook. E não é só a falta de recursos financeiros que os levou a tomar tal decisão. Para o candidato Marcelo Ramos (PSB), essa é uma tendência que já vinha de outras campanhas e que deve se consolidar nesta.
O PSB criou um site para receber sugestões para o programa de governo do candidato Marcelo Ramos (www.marceloramos40.com.br), mas a ferramenta não deve ser adaptada para a propaganda eleitoral. “Nós vamos valorizar o Facebook e outras mídias sociais”, disse Marcelo Ramos, que está utilizando o Whatsapp para enviar mensagens de vídeos e texto aos eleitores.
O candidato Marco Antônio Chico Preto (PMN) também disse que dispensou o uso de site de campanha e vai investir no Facebook e no Whatsapp. Ele afirma que essas ferramentas possibilitam maior interação com o eleitor. “O site fica isolado, enquanto que o Facebook as pessoas ao abrirem a conta delas já estão recebendo as mensagens”, disse Chico Preto.
O candidato do PMN afirma que a mobilidade é uma coisa que cada vez mais ganha corpo na sociedade e precisa ser valorizado pelos estrategistas de campanha. “As pessoas estão no celular, no tablet a gente precisa chegar até elas”, disse. Chico Preto afirmou que também vai utilizar o Whatsapp para divulgar propostas e apresentar-se ao eleitor, através de textos, fotos, vídeos e áudios.
Mais “conservadores”, os candidatos Eduardo Braga (PMDB) e José Melo (Pros) vão manter o sites. Braga já está com o dele no ar (www.eduardobraga15.com.br) e os estrategistas de campanha pretendem fazer interação com as redes sociais. O site de Braga dá destaque para o Programa de Governo, vídeos e fotos. No topo, há links para as redes sociais: Facebook, Twitter, Youtube, Instagram e Sound Cloud (uma plataforma de áudio).
A assessoria do candidato José Melo informou que o site do candidato está em fase final de construção e deve entrar no ar ainda esta semana. Nele o eleitor vai encontrar a história e a trajetória política de Melo, ferramentas de interatividade (como sugestão para o Programa de Governo) e o Programa de Governo.
O candidato Abel Alves disse que o pessoal que trabalha a internet na campanha dele também prepara um site e uma página específica no Facebook. Por enquanto, ele faz campanha na rede Facebook usando o próprio perfil. Abel afirma que mesmo um site é uma ferramenta mais barata do que o material impresso. “Eu não vou fazer cartaz, porque é muito caro. Vamos trabalhar com a internet e com santinhos”, disse.
Herbert Amazonas usa as redes sociais para divulgar a candidatura. Na página pessoal dele no Facebook e na fam page do partido vem sendo utilizada desde o dia 5 de junho, quando o uso da internet foi liberado para a campanha. A reportagem não conseguiu contato com o candidato.
Também não foi possível o contato com o candidato Luiz Navarro, do PCB. No perfil dele no Facebook, aparece uma propaganda acanhada, com textos e fotos.