Da Redação
MANAUS – Com um aplicativo, o Corpo de Bombeiros do Amazonas pretende reduzir o tempo de atendimento em chamadas de emergência e eliminar os trotes. O Sistema de Aplicativos de Chamada de Emergência (Sace) permitir acionar o suporte emergencial mais próximo e identifica o local e dados de quem pediu socorro pelo celular.
O dispositivo será lançado nesta terça-feira na inauguração da nova planta da indústria Positivo Tecnologia, na fábrica Boreo, no Distrito Industrial, zona sul de Manaus. “A intenção é a diminuição do tempo-resposta, tornando ainda mais eficiente o serviço fornecido ao cidadão, estabelecimentos comerciais e indústrias”, disse o comandante dos Bombeiros, coronel Carlos Tupinambá.
De acordo com o idealizador e desenvolvedor do Sace, capitão Marco Antônio Calmon Gama, o sistema é uma forma de otimizar o trabalho da corporação. “O Sace integra em tempo real os usuários, o Centro de Operações e as viaturas de emergência, com troca de informações essenciais de geolocalização, imagens, áudios, ligação telefônica e mensagens de texto de um acidente, desastre ou outra calamidade que necessite de um atendimento emergencial do Corpo de Bombeiros”, disse.
Segundo o capitão Gama, o Sace é um sistema composto por três aplicativos que se comunicam entre si. “O primeiro, ‘Chamar Emergência’, foi desenvolvido para smartphone e/ou tablets e será disponibilizado para a população realizar a chamada de emergência georreferenciada de forma rápida e eficaz, com a possibilidade de enviar áudio e foto do local para o Centro de Operações. Este, operando o segundo aplicativo, ‘Gerenciar Emergência’, vai filtrar e dimensionar a melhor força operacional a ser empregada, direcionando a equipe mais próxima e mais preparada para atender esse chamado. A guarnição acionada, utilizando o terceiro aplicativo, ‘Atender Emergência’, fará o deslocamento até as coordenadas recebidas”, explicou.