Bairros com casos suspeitos de sarampo em Manaus terão campanha de vacinação

Distribuição de vacina atinge praticamente todo o Estado do Amazonas (Foto: Susam/Divulgação)

Vacinação será aplicada em três bairros de Manaus onde ocorreram casos suspeitos de sarampo (Foto: Susam/Divulgação)

Da Redação

MANAUS – Três bairros de Manaus e uma comunidade na zona rural receberão campanha de vacinação contra o sarampo nesta quinta-feira, 15, pela Semsa (Secretaria Municipal de Saúde). A imunização será aplicada em Santa Etelvina, Monte das Oliveiras, São Geraldo e na Comunidade São João, no bairro Lago Azul, quilômetro 4 da BR-174 (Manaus –Boa Vista). O objetivo é prevenir contra a doença nos locais onde foram identificados sete casos suspeitos.

A mobilização atende alerta da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde contra surto de sarampo em Roraima, que concentra 45 mil migrantes venezuelanos. “Manaus não registra um caso positivo de sarampo há 18 anos, porém, com o surto da doença no país vizinho e dos casos já notificados e confirmados em Roraima, a Semsa vem reforçando a vigilância para casos suspeitos, tomando todas as medidas possíveis para prevenir ou quebrar a cadeia de transmissão”, disse o secretário Marcelo Magaldi.

A expectativa inicial é avaliar 7.540 cartões de vacina, verificando se há necessidade de imunização.

Vacina

A prevenção mais eficaz contra sarampo é com a vacina tríplice viral, que deve ser aplicada aos 12 meses de idade e uma segunda dose com a vacina tetraviral aos 15 meses de idade. Na faixa etária de 2 a 29 anos, a orientação é para administrar duas doses da vacina tríplice viral, e em adultos de 30 a 49 anos de idade, administrar uma dose da tríplice viral, caso não apresentem comprovação vacinal.

Seja o primeiro a comentar on "Bairros com casos suspeitos de sarampo em Manaus terão campanha de vacinação"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.