Artistas celebram a Amazônia em festival cultural em São Paulo

Idealizador do evento, Manoel Cordeiro apresentará o projeto Combo Cordeiro, ao lado do filho Felipe. (Foto: Reprodução)

Da Redação

MANAUS – Uma opção repleta de sons e sabores da Amazônia está na agenda cultural de São Paulo neste final de semana. Apadrinhado pela cantora Fafá de Belém, o festival “Vertentes do mesmo Rio” acontece neste sábado, 14, na Unibes Cultural e vai celebrar a cultural da região amazônica com shows musicais e gastronomia.

Idealizado pelo guitarrista Manoel Cordeiro, músico paraense radicado em São Paulo, o evento reunirá 10 artistas do Pará, Amapá e Amazonas, de diversos seguimentos e com propostas musicais distintas.

Segundo Cordeiro, o festival tem o objetivo de apresentar à capital paulista a grandeza dos cantares, sabores, ritmos e danças da Amazônia.

“Com artistas do Amapá, Amazonas e Pará, numa comunhão de talentos, mostrando a grandeza de seu povo, que é tão grande quanto o seu território, o ‘Vertentes do mesmo rio’ é o primeiro evento de uma série de outros que virão, discutindo também as condições de sustentação do artista da Amazônia, através da sua arte” explica o músico.

O Amazonas será representado pelos músicos Márcia Novo, Ygor Saunier e Karine Aguiar. Doutoranda em Música na Unicamp, a cantora Karine Aguiar diz que o evento também tem o objetivo de movimentar e fortalecer a produção de música da região amazônica no cenário cultural do Sudeste.

“Eu e Manoel já interagíamos pelas redes sociais há mais de um ano e, no final do ano passado veio o convite para participar de um projeto com a proposta de mostrar a diversidade da nossa produção cultural. Esse projeto é um grande experimento tentando reunir artistas da Amazônia que moram aqui em São Paulo e a gente pretende, de fato, fortalecer o movimento aqui no Sudeste” explica Karine.

Karine Aguiar vê no festival uma oportunidade de movimentar e fortalecer a produção amazônica no Sudeste. (Foto: Reprodução)

Ainda segunda Karine, além da apresentação deste sábado, ela se apresentará pelo projeto, no próximo dia 21, na Casa de Francisca, uma das mais prestigiosas de SP, atualmente, por onde já passaram artistas de grande expressividade nacional como Chico César e Mariana Aydar.

Além dos artistas do Amazonas, o evento conta com as apresentações do Combo Cordeiro (projeto musical de Felipe e Manoel Cordeiro), Natália Matos, Antônio Novaes, Patrícia Bastos, Grupo Flor-de-Jambu e DJ Marina Caires.

A gastronomia amazônica também estará presente com cervejas típicas, cachaça de Jambu, sucos de frutas e comidas típicas da região como caldinho de tucupi com jambu e camarão, pirarucu, vatapá, maniçoba e casquinha de caranguejo. “Vertentes do mesmo rio” será realizado das 12h às 22h. Os ingressos custam R$ 50.

Seja o primeiro a comentar on "Artistas celebram a Amazônia em festival cultural em São Paulo"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.