Por Cleber Oliveira, da Redação
MANAUS – No primeiro programa da propaganda eleitoral gratuita, nesta terça-feira, 11, os candidatos ao Governo do Amazonas na eleição suplementar do dia 6 de agosto adotaram o perfil padrão de ‘salvadores da pátria’. A mensagem difundida é que a situação do Estado é ruim e só eles são capazes de melhorar.
Nos dez minutos de programa eleitoral, apenas Amazonino Mendes (PDT), Eduardo Braga (PMDB) e José Ricardo (PT) têm tempo razoável para apresentar ideias de governo. Para os outros seis, o tempo mal dá para dizer o próprio nome.
Com maior espaço, Amazonino Mendes apelou à emoção. O ex-governador utilizou o slogan ‘Quem ama reconstrói’ para propagar uma relação sentimental com a administração pública e convencer o eleitor a acreditar em seu amor pelo Estado. O termo ‘reconstrói’ é uma forma de dizer que o Estado está ‘destruído’. Em seu marketing político, Amazonino só não diz como pretende reconstruir o Amazonas e o que, de fato, está destruído. Deixou claro, porém, que a pretensão é reconstruir o Estado em apenas um ano de governo tampão.
O mérito é todo dos marketeiros, que usaram o prefixo do nome do candidato e do Amazonas para exaltar a palavra ‘ama’ e ligar o amor ao próprio candidato.
“Tem jeito”
O senador Eduardo Braga apresentou mensagem praticamente idêntica. O slogan ‘Tem jeito’ lembra o ‘Tem dinheiro, dá para fazer’ do então candidato à Prefeitura de Manaus e ex-adversário político Marcelo Ramos (PR), hoje vice na chapa do peemedebista.
Em boa parte do programa, Braga e Ramos, que apareceram juntos, tentaram justificar a aliança partidária. O senador disse que se trata da união de ideias, enquanto o advogado alegou que não quer ser um candidato para concorrer, mas para vencer. Nas eleições anteriores para o Executivo, Ramos perdeu tanto para o governo do Estado quanto à Prefeitura de Manaus.
No discurso de ambos, os projetos de governo são emergenciais. Nenhuma proposta concreta, porém, foi anunciada no primeiro dia.
Zé, o homem da Kombi
Terceiro com o maior espaço entre os dez minutos no horário fixo na TV, o deputado estadual José Ricardo adotou o apelido de ‘Zé’. Conhecido por fazer propaganda eleitoral em cima de uma Kombi, o petista repete o ‘personagem’, mas agora com apelo mais popular ao adotar a abreviatura de ‘Zé13’.
Com o estereótipo do nome, Ricardo busca uma identidade mais próxima do eleitorado comum, de ‘homem do povo’. O candidato não enfatizou a condição de oposição, mas com ajuda do vice, o também deputado estadual Sinésio Campos, reforçaram que são candidatos do PT.
Os demais candidatos fizeram um relato rápido da biografia profissional e política e se apresentaram ao eleitor. O vereador Wilker Barreto (PHS) se apresentou como desconhecido do eleitorado e convocou o público a conhecer suas propostas nas redes sociais. Jardel usou a mesma estratégia. Em questão de segundos, disse apenas o nome e pediu votos.
Liliane Araújo (PPS), Marcelo Serafim (PSB), Luiz Castro (Rede) e Rebecca Garcia (PP) fizeram uma apresentação breve do currículo político. Com o tempo exíguo no programa eleitoral, também devem reforçar o pedido de votos ao eleitor.