3 Hábitos que você precisa abandonar se quiser ser útil

Quem nunca se viu em uma situação onde você não consegue terminar um único trabalho no dia? Ou quando você trava e a única coisa que consegue fazer é pensar na próxima refeição do dia? Você tem vários trabalhos acumulados, mas termina assistindo aquela série na Netflix com aquele balde de pipoca do lado. Um dia de folga não faz mal, mas todos os dias? Será que você vai ser bem sucedido?

A resposta é simples e bem objetiva, não!

Na área de administração e gestão, fala-se da chamada Lei de Parkinson, segundo a qual “O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização”. Segundo o historiador e administrador inglês Cyril Northcote Parkinson, vamos sempre nos ajustar para usar todo o prazo disponível para terminar uma tarefa – por mais simples que ela seja. Se você tem um dia todo para escrever um artigo que demoraria uma hora a ser feito, tende a usar esse dia todo para terminá-lo. Mas é claro que essa “lei” diz respeito a uma tendência que pode ser evitada. E alguns hábitos favorecem erros desse tipo. Veja cinco deles.

Fazer um milhão de coisas ao mesmo tempo

A tecnologia nos trouxe uma ilusão que nos faz pensar que somos super-humanos capazes de fazer tudo acontecer e quem sabe salvar o mundo com a nossa supercapacidade de fazer tudo ao mesmo tempo. Puderas, colocaram em nossas mãos um telefone celular, capaz de receber e-mails, mensagens, ligar norte-sul e um mundo de novas pessoas e ideias. O mesmo telefone faz fotos, vídeos. Rastreia, mostra o caminho.

Mas não conseguimos fazer, de fato várias coisas ao mesmo tempo. Precisamos aceitar de uma vez por todas, que não somos super-humanos. No Máximo, somos legais e inteligentes mesmo. Ou você lê um livro ou faz um post no facebook, assiste a um filme ou conversa com o crush. Trabalha ou escreve mensagens no whatsapp. Fazer tudo isso simultaneamente é impossível. Você só está, na verdade, alternando tarefas e perdendo mais tempo, já que perde a concentração cada vez que para de fazer uma coisa e vai para outra.

Deixar as tarefas importantes para o fim do dia

 Se você chega ao seu ambiente de trabalho deixa a preguiça tomar conta ao ponto de deixar as coisas mais importantes para fazer no final do dia, sinto muito em te dizer, você está no caminho errado.  Se você não fizer uma lista de prioridades, nem pense que ao final do dia você terá energia e disposição para realizar as tarefas tanto quanto você teria no começo do dia. O ideal é mesmo tomar coragem e fazer tudo o que for mais importante para que os afazeres não se acumulem e te coloque em situações desagradáveis no trabalho.

 

Não ter uma lista de prioridades

 É comum ter muitos sonhos e objetivos, mas se você não puser em ordem de prioridades, você não irá conseguir se organizar e facilmente irá se perder. É importante ter muitos desejos, porém é extremamente necessário que você saiba priorizar os mais importantes.

 

Anote todos os planos que você tiver em curto prazo, escolha dois ou três objetivos e foque neles. Da mesma forma faça com seus afazeres diários, organize suas tarefas por ordem de prioridades, não deixe de fazer algo importante para fazer algo que você poderia delegar a outras pessoas, ou até mesmo perceber depois que não eram tão importantes ou indispensáveis.

 

 

Seja o primeiro a comentar on "3 Hábitos que você precisa abandonar se quiser ser útil"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.